Nota do Enem pode ser usada para entrar em universidades fora do país

Se você está pensando em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio para cursar uma graduação no exterior, confira algumas universidades internacionais que aceitam a nota da prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos concluintes da educação básica. Atualmente, é a principal porta de entrada para faculdades privadas e universidades públicas do Brasil e do exterior.

continua depois da publicidade

Em suma, algumas instituições de ensino superior estrangeiras reconhecem e aceitam a nota da prova como mecanismo para ingressar em seus cursos de graduação.

Embora não sejam todos os países que aceitem a nota do Enem, os principais são: Portugal, Espanha, Estados Unidos e Canadá. Veja quais são as universidades do exterior que você pode estudar a seguir.

5 universidades que você pode entrar usando a nota do Enem

Leia também

1. Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma instituição de ensino e investigação líder em Portugal, com mais de 700 anos de experiência e oferece programas de estudo através das suas doze unidades de ensino e investigação que abrange disciplinas como Artes e Humanidades, Direito, Medicina, Farmácia, Ciência e Tecnologia , Educação Física, Ciências Nucleares e Ciências do Esporte. Inclusive, a instituição foi eleita como patrimônio mundial da UNESCO em 2013.

continua depois da publicidade

2. Universidade de Jaén

A Universidade de Jaén é a única instituição de ensino superior espanhola que aceita o Enem para acesso à graduação. Em suma, ela tem um edital de bolsas que disponibiliza vagas para estudantes que tenham realizado a prova no Brasil.

Neste ano, a universidade vai distribuir 75 bolsas, sendo duas voltadas para brasileiros que tenham feito o Enem. As bolsas contam com isenção de taxas de matrícula na universidade, ajuda de custo anual, seguro saúde e curso de idioma gratuito.

continua depois da publicidade

Para ingressar na universidade que fica em Andaluzia, além da nota do Enem, os interessados devem enviar o formulário de candidatura, uma cópia do passaporte ou documento de identidade e uma cópia do histórico escolar.

3. New York University

Algumas universidades dos Estados Unidos também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Uma delas é a famosa New York University (NYU), ou seja, simplesmente a maior universidade privada do país.

A instituição, fundada em 1831, contempla mais de 270 áreas de estudo e conta com alunos de 133 países diferentes.

continua depois da publicidade

Para ingressar na NYU, os candidatos devem enviar o certificado de conclusão do curso juntamente com a nota do Enem.

4. Universidade de Toronto

Também na América do Norte, a Universidade de Toronto, no Canadá, disponibiliza vagas na graduação para estudantes brasileiros que fizeram o Enem.

A Universidade de Toronto conta com mais 700 cursos e é reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do Canadá. No ranking QS World University Rankings, ela ocupa a 16º do mundo no aspecto empregabilidade.

Portanto, se você deseja estudar lá, pode usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como verificar o edital de bolsas para graduação da universidade que é voltado a estudantes estrangeiros. Isso significa que você pode pleitear uma bolsa integral para cobrir custos como livros, taxas de residência e outras despesas.

5. Universidade de Bristol

A Universidade de Bristol, no Reino Unido, também aceita a nota do Enem como parte do processo de seleção de estudantes para a instituição.

Além de ter uma pontuação acima da nota de corte estipulada, é preciso ter boas notas ao longo do Ensino Médio e já ter concluído o Foundation Year. Vale lembrar que as inscrições são avaliadas individualmente e outras qualificações podem ser exigidas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade