Foram prorrogadas as inscrições para o concurso CREA BA (edital nº 01/2023), que irá preencher 32 vagas mais cadastro reserva para profissionais de diferentes níveis de escolaridade. O certame do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia está sendo executado pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.
As vagas ofertadas contemplam oportunidades de ampla concorrência e aquelas reservadas para candidatos negros e pessoas com deficiência (PcD). As vagas serão distribuídas entre os seguintes municípios:
- Salvador;
- Bom Jesus da Lapa;
- Valença;
- Camaçari;
- Teixeira de Freitas;
- Ilhéus;
- Itabuna;
- Jequié;
- Seabra;
- Luís Eduardo Magalhães.
Vagas ofertadas no concurso CREA BA
Confira os cargos disponíveis no certame e leia o edital do concurso CREA BA para saber os outros requisitos exigidos, além da escolaridade informada a seguir:
- Cargo de nível médio: Assistente Administrativo;
- Cargos de nível técnico: Técnico em Fiscalização e Assistente Técnico (Informática);
- Cargos de nível superior: Analista Técnico (Engenharia Civil), Analista Técnico (Engenharia Elétrica), Analista Técnico (Engenheiro Agrimensor, Agrimensor Cartógrafo, Cartógrafo e Geógrafo), Analista (Jornalismo), Analista de Sistemas (Informática) e Analista Técnico (Engenharia da Computação).
Os salários chegam a R$ 11.718,00 e a jornada de trabalho para todos os cargos em disputa é de 40 horas semanais.
Inscrições no concurso CREA BA foram prorrogadas
As inscrições do concurso CREA BA foram prorrogadas e poderão ser realizadas até o dia 01 de maio de 2023, mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.
Os interessados deverão fazer o cadastro no site do Instituto IDCAP, preenchendo a ficha de inscrição online e enviá-la de acordo com as respectivas instruções.
Provas avaliativas
Os candidatos inscritos no concurso CREA BA serão avaliados por meio de prova objetiva e prova de redação, previstas para serem aplicadas no dia 21 de maio de 2023.
As provas ocorrerão das 14h às 18h nas cidades de Salvador/BA, Barreiras/BA, Feira de Santana/BA,
Itabuna/BA, Juazeiro/BA ou Vitória da Conquista/BA, conforme opção do candidato no ato de inscrição.
A prova objetiva valerá 70 pontos e será composta por 50 questões para os cargos de níveis médio e técnico e por 60 questões para os cargos de nível superior. Serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico/Matemático, Informática, Conhecimentos Gerais: Atualidades, Legislação e Conhecimentos Específicos
Já a prova de redação envolverá um tema da atualidade e consistirá na elaboração de um texto dissertativo–argumentativo, que deverá ter entre 15 e 25 linhas.
Para ser aprovado no concurso público, o candidato deverá ter um aproveitamento mínimo de 50%, tanto na prova objetiva, quanto na prova de redação.
Critérios de desempate
Em caso de empate na pontuação obtida por candidato, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
- Possuir a maior idade;
- Ter obtido a maior nota na prova de redação;
- Acertar o maior número de questões em Conhecimentos Específicos;
- Acertar o maior número de questões em Língua Portuguesa;
- Ter exercido a função de jurado em Tribunal do Júri, conforme o o art. 440 do Código de Processo Penal;
- Ter o menor número de inscrição, considerando a data e horário de sua realização;
Edital do concurso e outras dúvidas
Para saber todos os detalhes do concurso público, leia o edital publicado no site do Instituto IDCAP. Ficou com dúvidas? Entre em contato com a banca organizadora pelo e-mail atendimento@idcap.org.br.