Concurso AGU terá 400 vagas e fará parte do edital unificado

Concurso AGU (Advocacia-Geral da União) foi autorizado para áreas de apoio. Junto a 19 órgãos, a autarquia fará parte do Concurso Nacional Unificado.

Um novo concurso AGU (Advocacia-Geral da União) foi aprovado pelo Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos no dia 26 de setembro de 2023. De acordo com a portaria, serão ofertadas 400 vagas para os quadros técnico e administrativo do órgão.

continua depois da publicidade

Lembrando que a Advocacia-Geral da União aderiu recentemente ao Concurso Nacional Unificado (CNU), novo modelo de provas no estilo do Enem que contempla 20 órgãos públicos. As vagas disponibilizadas serão agrupadas em blocos temáticos conforme as áreas de atuação.

A aplicação da “prova única” deverá ocorrer em centenas de cidades de todos os estados brasileiros. Vale ressaltar que a última seleção da autarquia para áreas de apoio foi realizado em 2022, sendo que o edital de abertura perdeu a vigência em maio desde ano.

Leia também

Com isso, surgiu a possibilidade do lançamento de mais um concurso para suprir o déficit nos quadros técnico e administrativo. O certame para outras categorias foi realizado ainda neste ano de 2023 e contemplou 300 vagas para profissionais de nível superior.

continua depois da publicidade

As oportunidades foram destinadas aos cargos de Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional. As provas da época ocorreram entre os meses de abril e maio deste ano.

Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o próximo concurso AGU, incluindo cronograma e fases eliminatórias. Aproveite a oportunidade e não se esqueça de estudar com antecedência por meio de nossos simulados gratuitos!

Concurso AGU: situação atual e déficit de servidores

O concurso AGU foi solicitado em caráter de urgência pela Advocacia-Geral da União, no sentido de amenizar o quadro de vacâncias para as carreiras técnico-administrativas. Com a autorização e adesão ao CNU, o edital unificado sairá provavelmente até 20 de dezembro de 2023.

A contratação da banca organizadora ficará sob a responsabilidade do Ministério de Estado e Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Feito isso, a empresa selecionada irá desenvolver o edital de abertura que contemplará as vagas da AGU e dos demais órgãos.

continua depois da publicidade

O Concursos no Brasil consultou o Portal da Transparência da Advocacia-Geral da União para verificar a situação atual do quadro de servidores. Conforme informações disponíveis em agosto de 2023, cerca de 9,6 mil profissionais estão ativos no órgão públicos.

Por outro lado, 1,6 mil servidores encontram-se afastados e isso representa o quantitativo de quase 15%. O quadro de aposentados e pensionistas da autarquia, por sua vez, diz respeito ao quantitativo de 3,9 mil, aproximadamente.

Já o número de servidores inativos ultrapassa 3,3 mil. Vale lembrar que o novo concurso AGU foi aprovado para as áreas técnica e administrativa do quadro de pessoal, tendo em vista que foram preenchidas apenas 112 vagas no segmento durante sete anos corridos.

“O mapeamento das vagas registrou a necessidade de provimento em 4.732 postos. O quadro atual da AGU conta com 739 cargos vagos, sendo 526 de nível médio e 213 de nível superior, e com a projeção de 380 servidores que irão se aposentar nos anos de 2023 e 2024”, informa a nota técnica da AGU.

Concurso AGU: cargos confirmados no CNU

De acordo com a portaria de autorização, as novas vagas da AGU que foram inclusas no Concurso Nacional Unificado receberam a seguinte distribuição:

continua depois da publicidade
  • Administrador: 154 vagas efetivas;
  • Arquiteto: cinco vagas efetivas;
  • Arquivista: duas vagas efetivas;
  • Analista Técnico-Administrativo: 90 vagas efetivas;
  • Contador: 47 vagas efetivas;
  • Economista: 35 vagas efetivas;
  • Engenheiro: 18 vagas efetivas;
  • Estatístico: sete vagas efetivas;
  • Médico: três vagas efetivas;
  • Psicólogo: 10 vagas efetivas;
  • Técnico em Assuntos Educacionais: 20 vagas efetivas;
  • Técnico em Comunicação Social: nove vagas efetivas.

Todas as carreiras exigem nível superior completo em jornadas de 40 horas semanais. As regras oficiais sobre a disputa das vagas na AGU somente serão divulgadas no edital de abertura, que provavelmente sairá até 20 de dezembro de 2023.

Enquanto isso, vale a pena conferir a descrição de alguns cargos conforme os editais anteriores do órgão público. Vamos lá?

Vagas na AGU: requisitos e atribuições

Administrador

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Administração, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no Conselho Regional de Administração – CRA;
  • Atribuições: atividades relacionadas com supervisão, programação, coordenação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análises e projetos a respeito de administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Arquivista

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Atribuições: realizar atividades voltadas ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; planejar, orientar e acompanhar o processo documental e informativo; planejar, orientar e direcionar as atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejar, organizar e direcionar serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos; planejar, organizar e direcionar serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos; orientar o planejamento da automação aplicada aos arquivos; orientar a classificação, arranjo e descrição de documentos; orientar a avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação; promover medidas necessárias a conservação de documentos; elaborar pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessorar os trabalhos de pesquisa cientifica ou técnico-administrativa; desenvolver estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Contador

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC;
  • Atribuições: desempenho de atividades relacionadas com supervisão, coordenação ou execução, em grau de maior complexidade, relativas à contabilidade e à administração financeira e patrimonial, empreendendo balancetes, balanços, registros e demonstrações contábeis.

Analista Técnico-Administrativo

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação, de conclusão curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Atribuições: realizar atividades voltadas ao planejamento, supervisão, coordenação,controle, acompanhamento e à execução de atividades de atendimento ao cidadão e de atividades técnicas e especializadas, de nível superior, necessárias ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo dos órgãos e entidades da administração pública federal, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas na sua área de atuação, ressalvada sas atividades privativas de carreiras específicas, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecuçãodessas atividades;
  • Macro processo de trabalho: I . Apoio especializado aos membros das carreiras jurídicas – execução de atividades de assessoramento, planejamento, coordenação, supervisão e análise de processos administrativos e judiciais, incluindo o recebimento, processamento e acompanhamento de feitos; elaboração de pareceres técnicos, despachos ou atos congêneres; pesquisa e seleção de legislação, doutrina e jurisprudência. II. Assessoria na área de cálculos judiciais e perícias – execução de serviços de vistorias, perícias, avaliações, análise de documentos, realização de estudos técnicos, coleta de dados e pesquisas, prestação de informações técnicas sob a forma de notas, laudos e relatórios, indicando a fundamentação técnica, métodos e parâmetros aplicados; planejamento, coordenação, supervisão e execução de projetos atuariais; execução de levantamentos, cálculos e estimativas; cálculo de riscos financeiros e econômicos. III. Atuação na área de gestão e administração – realização de atividades que envolvem a promoção da gestão estratégica de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças e contabilidade; planejamento, desenvolvimento, execução, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realização de pesquisas e processamento de informações; planejamento e elaboração da programação orçamentária e financeira anual, acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira da instituição; desenvolvimento de planejamento estratégico de comunicação institucional; pesquisa, seleção, registro, catalogação, classificação e indexação de documentos; elaboração de despachos, pareceres, informações, relatórios, ofícios, dentre outros. Outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Técnico em Assuntos Educacionais

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Atribuições: realizar atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando a solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em Comunicação Social

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação, de conclusão curso de graduação de nívelsuperior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino reconhecida peloMinistério da Educação (MEC) e registro profissional de jornalista no órgão competente do Ministério do Trabalho;
  • Atribuições: realizar atividades que envolvam a coleta, produção, revisão e edição de notícias voltadas à divulgação oficial da competência constitucional da Advocacia-Geral da União em matérias de seu interesse, por meio da imprensa escrita, falada e televisionada, com a aplicação de técnicas de redação jornalística; prestar assessoramento em atividades específicas de jornalismo; analisar mídias divulgadas a respeito da instituição, interpretando e avaliando a cobertura jornalística; coordenar a elaboração de editorial adequado à missão, à visão e aos valores institucionais; usar, de maneira eficaz, os recursos de rádio, tv, endereços eletrônicos e outros meios de divulgação e de comunicação; propor novos canais de comunicação com os diversos públicos da instituição, quando necessário, e o aperfeiçoamento dos já existentes; identificar e analisar as necessidades institucionais quanto à criação de identidades visuais e de campanhas; coordenar a criação e desenvolvimento de peças para campanhas publicitárias institucionais internas e externas, projetos, programações visuais e produções gráficas; implementar ações de publicidade, propaganda, marketing e projetos institucionais; coordenar a elaboração de projetos de layout para sítios web, que utilizem conceitos e padrões de arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade; gerenciar o conteúdo web; realizar diagnósticos, estudos, pesquisas, levantamentos e relatórios para avaliação e aprimoramento das ações de divulgação e comunicação social; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Concurso AGU: remuneração prevista

Uma nota técnica com a solicitação anterior para um novo concurso AGU trouxe um estudo com o impacto do próximo edital de abertura para os quadros técnico e administrativo. De acordo com o documento, a remuneração inicial poderá ser de R$ 6.761,72.

continua depois da publicidade

Os valores, por outro lado, podem chegar a R$ 7.507,49. Confira mais detalhes:

Tabela remuneratória da AGU

Remuneração prevista para os cargos solicitados. Foto: AGU

A remuneração para os demais cargos ainda será atualizada e divulgada pela autarquia. No edital anterior para a área de apoio (2022), todos os profissionais classificados tiveram direito à remuneração mensal de R$ 6.203,34.

Concurso AGU: benefícios adicionais

Além do vencimento inicial, os candidatos aprovados no concurso AGU têm direito a alguns benefícios, tais como:

  • Auxílio-alimentação;
  • Auxílio-transporte;
  • Plano de saúde;
  • Auxílio pré-escolar;
  • Entre outros.

Os benefícios oficiais serão confirmados no edital de abertura da Advocacia-Geral da União.

Como faz para trabalhar na AGU?

Pessoas conversando e estudando. No centro, texto "Concurso AGU"

AGU confirmou adesão no Concurso Nacional Unificado. Foto: Pexels / montagem Concursos no Brasil

continua depois da publicidade

Para trabalhar na AGU, é necessário ser admitido e nomeado junto ao concurso público. Os candidatos também devem cumprir uma série de exigências que serão descritos no edital de abertura, além do nível de escolaridade cobrado para cada cargo:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição da República Federativa do Brasil e na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal;
  • Possuir os requisitos exigidos para o cargo, conforme discriminado no edital do concurso AGU, devendo obrigatoriamente estar em situação regular no órgão fiscalizador do exercício da profissão, conforme o caso;
  • Apresentar outros documentos que vierem a ser exigidos;
  • Ser considerado apto em todos os exames médicos pré-admissionais, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas;
  • Cumprir as demais determinações do edital.

Vagas na AGU: cronograma preliminar

Como todos os órgãos que aderiram ao Concurso Nacional Unificado estarão inclusos em apenas um regulamento, o cronograma de atividades é o mesmo:

continua depois da publicidade
  • Até 20 de dezembro de 2023: publicação do edital de abertura do Concurso Nacional Unificado, que incluirá as vagas na AGU;
  • Março de 2024: realização das provas;
  • Abril de 2024: divulgação dos resultados gerais;
  • Julho de 2024: início dos cursos de formação, quando for o caso;
  • Agosto de 2024: convocação dos novos servidores aprovados.

Sobre as etapas do Concurso Nacional Unificado

As etapas do Concurso Nacional Unificado serão compostas de:

  • Provas objetivas de Conhecimentos Gerais comuns a todos e Conhecimentos Específicos conforme o Bloco Temático escolhido pelo candidato;
  • Provas discursivas;
  • Provas de títulos com caráter classificatório.

Lembrando que os candidatos só poderão escolher um Bloco Temático no Concurso Nacional Unificado. Caso queira pleitear uma vaga na AGU, será necessário ler o edital com atenção e selecionar o Bloco Temático que esteja relacionado com o cargo desejado da autarquia.

continua depois da publicidade

Mais informações sobre os itens que serão cobrados devem ser divulgadas no edital de abertura.

Vagas na AGU: locais de provas

Haverá aplicação de provas em todos os estados do país. Confira as cidades confirmadas:

  • Região Norte (39 municípios): AC – Cruzeiro do Sul, PA – Monte Alegre, AC – Rio Branco, PA – Óbidos, AM – Coari, PA – Oriximiná, AM – Humaitá, PA – Paragominas, AM – Manaus, PA – Parauapebas, AM – Manicoré, PA – Portel, AM – Maués, PA – Redenção, AM – Parintins, PA – Santana do Araguaia, AM – Tabatinga, PA – Santarém, AM – Tefé, PA – São Félix do Xingu, AP – Laranjal do Jari, PA –  Tucuruí, AP – Macapá, RO – Ariquemes, PA – Abaetetuba, RO – Ji-Paraná, PA – Altamira, RO – Porto Velho, PA – Belém, RO – Vilhena, PA – Bragança, RR – Boa Vista, PA – Breves, TO – Araguaína, PA – Cametá, TO – Gurupi, PA – Itaituba, TO – Palmas e PA – Marabá;
  • Região Nordeste (50 municípios): AL – Arapiraca, CE – Sobral, AL – Maceió, MA – Bacabal, BA – Barreiras, MA – Balsas, BA – Bom Jesus da Lapa, MA – Caxias, BA – Brumado, MA – Chapadinha, BA – Eunápolis, MA – Imperatriz, BA – Feira de Santana, MA – Pinheiro, BA – Guanambi, MA – São Luís, BA – Irecê, PB – Campina Grande, BA – Itaberaba, PB – João Pessoa, BA – Itabuna, PB – Patos, BA – Jacobina, PB – Sousa, BA – Jequié, PE – Caruaru, BA – Juazeiro, PE – Garanhuns, BA – Paulo Afonso, PE – Petrolina, BA – Ribeira do Pombal, PE – Recife, BA – Salvador, PE – Serra Talhada, BA – Teixeira de Freitas, PI – Floriano, BA – Vitória da Conquista, PI – Parnaíba, CE – Crateús, PI – Picos, CE – Fortaleza, PI – Teresina, CE – Iguatu, RN – Caicó, CE – Juazeiro do Norte, RN – Mossoró, CE – Quixadá, RN – Natal, CE – Russas e SE – Aracaju;
  • Região Centro-Oeste (18 municípios): DF – Brasília, GO – Anápolis, GO – Catalão, GO – Goianésia, GO – Goiânia, GO – Itumbiara, GO – Mineiros, GO – Rio Verde, MS – Campo Grande, MS – Corumbá, MS – Dourados, MS – Três Lagoas, MT – Alta Floresta, MT – Cáceres ,MT – Cuiabá, MT – Rondonópolis, MT – Sinop, MT – Tangará da Serra;
  • Região Sudeste (49 municípios): ES – Cachoeiro de Itapemirim, MG – Pouso Alegre, ES – Colatina, MG – Teófilo Otoni, ES – São Mateus, MG – Uberaba, ES – Vitória, MG – Uberlândia, MG – Almenara, RJ – Angra dos Reis, MG – Araçuaí, RJ – Cabo Frio, MG – Araxá, RJ – Campos dos Goytacazes, MG – Barbacena, RJ – Macaé, MG – Belo Horizonte, RJ – Petrópolis, MG – Curvelo, RJ – Rio de Janeiro, MG – Diamantina, RJ – Volta Redonda, MG – Divinópolis, SP – Araçatuba, MG – Governador Valadares, SP – Bauru, MG – Ipatinga, SP – Campinas, MG – Ituiutaba, SP – Itapeva, MG – Janaúba, SP – Marília, MG – Januária, SP – Piracicaba, MG – Juiz de Fora, SP – Presidente Prudente, MG – Lavras, SP – Ribeirão Preto, MG – Montes Claros, SP – Santos, MG – Muriaé, SP – São José do Rio Preto, MG – Paracatu, SP – São José dos Campos, MG – Passos, SP – São Paulo, MG – Patos de Minas, SP – Sorocaba e MG – Pirapora;
  • Região Sul: PR – Cascavel, PR – Curitiba, PR – Foz do Iguaçu, PR – Guarapuava, PR – Londrina, PR – Maringá, PR – Ponta Grossa, PR – Umuarama, RS – Bagé, RS – Caxias do Sul, RS – Passo Fundo, RS – Pelotas, RS – Porto Alegre, RS – Santa Cruz do Sul, RS – Santa Maria, RS – Santo Ângelo, RS – Uruguaiana, SC – Blumenau, SC – Chapecó, SC – Criciúma, SC – Florianópolis, SC – Joinville e SC – Lages.

Último concurso AGU para áreas de apoio

Com vigência encerrada em maio de 2023, o último concurso AGU para áreas de apoio teve o seu edital de abertura lançado em 2018. Foram ofertadas, na época, 100 vagas imediatas para profissionais de nível superior completo, conforme a seguinte distribuição:

continua depois da publicidade
  • Administrador: 48 vagas;
  • Analista Técnico Administrativo: 10 vagas;
  • Arquivista: 2 vagas;
  • Bibliotecário: 1 vaga;
  • Contador: 32 vagas;
  • Técnico em Assuntos Educacionais: 2 vagas;
  • Técnico em Comunicação Social: 5 vagas.

Houve reserva de postos para pessoas com deficiência (PcDs) e negros. As jornadas de trabalho variaram entre 25 e 40 horas semanais, dependendo do cargo em disputa no concurso AGU.

Todos os profissionais classificados fizeram jus à remuneração mensal de R$ 6.203,34. Ela foi compostas de vencimento básico no valor de RS 2.220,09, acrescido da Gratificação de Desempenho de Atividade de Apoio Técnico-Administrativo (GDAA), cujo valor inicial corresponde a 80 pontos, que é de R$ 3.128,00.

O valor também foi somado à Gratificação Específica de Apoio Técnico-Administrativo (GEATA), no valor fixo de R$ 855,25, conforme os termos da Lei nº 10.907, de 2004. Todas as etapas do concurso AGU foram organizadas pela banca IDECAN.

continua depois da publicidade

Por sua vez, a taxa de inscrição foi calculada no valor de R$ 95,00 para todos. Era possível solicitar a isenção se os interessados fossem membros de família com baixa renda ou estivessem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Além disso, os candidatos doadores de medula óssea também poderiam ficar isentos do pagamento, caso fizessem o pedido junto à banca e comprovassem as informações.

Fases do último concurso AGU

Em 2018, os candidatos do concurso AGU tiveram que se preparar para as seguintes etapas eliminatórias:

  1. Provas objetivas com 60 questões de múltipla escolha. Cada item certo valia 1,0 ponto. Era necessário ter 50% de aproveitamento da nota para ter a possibilidade de classificação, além de não ter zerado em nenhum das disciplinas;
  2. Provas discursivas compostas por uma dissertação com valor máximo de 20,0 pontos. Também era preciso obter 50% de aproveitamento na nota desta etapa do concurso AGU.

Ambas as provas foram realizadas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal, com duração máxima de 4h30.

continua depois da publicidade

O que caiu nas provas do concurso AGU?

De acordo com o último edital do concurso AGU, foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Raciocínio Lógico: 5 questões;
  • Noções de Informática: 5 questões;
  • Conhecimentos Gerais: 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos: 30 questões.

Concurso AGU: critérios de desempate do último edital

Em caso de empate na classificação, os seguintes critérios seriam adotados (nesta ordem):

  1. Maior pontuação na Prova Discursiva;
  2. Maior pontuação na Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos;
  3. Maior pontuação na Prova Objetiva de Língua Portuguesa;
  4. Maior pontuação na Prova Objetiva de Raciocínio Lógico; e
  5. Maior idade.

“Os candidatos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, completos até o último dia do período de inscrição, terão a idade como primeiro critério de desempate, hipótese em que terá preferência o mais idoso”, complementa o edital.

Conteúdo programático do último concurso AGU

Para te auxiliar nos estudos do concurso AGU, apresentamos a seguir todos os itens que foram cobrados no edital de 2018, que contemplou vagas para a carreira de Analista Técnico Administrativo. Vale lembrar que a solicitação de novo certame prevê oportunidades para este cargo.

continua depois da publicidade

Língua Portuguesa no concurso AGU

  1. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados;
  2. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
  3. Domínio da ortografia oficial. 3.1. Emprego das letras. 3.2. Emprego da acentuação gráfica;
  4. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1. Emprego deelementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos desequenciação textual. 4.2. Emprego/correlação de tempos e modos verbais;
  5. Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3. Emprego dos sinais depontuação. 5.4. Concordância verbal e nominal. 5.5. Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6. Colocaçãodos pronomes átonos;
  6. Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1. Substituição de palavras ou detrechos de texto. 6.2. Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade;
  7. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1. Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2. Adequação do formato do texto ao gênero.

Raciocínio Lógico no concurso AGU

  1. Princípio da Regressão ou Reversão;
  2. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa;
  3. Lógica matemática qualitativa, sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras;
  4. Geometria básica;
  5. Álgebra básica e sistemas lineares;
  6. Calendários;
  7. Numeração;
  8. Razões especiais;
  9. Análise combinatória e probabilidade;
  10. Progressões Aritmética e Geométrica;
  11. Conjuntos. 11.1. As relações de pertinência. 11.2. Inclusão e igualdade. 11.3. Operações entre conjuntos, união, interseção e diferença;
  12. Comparações.

Noções de Informática no concurso AGU

  1. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 1.1. Ambiente Microsoft Office. 1.2. Sistema operacional e ambiente Windows. 1.3. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 1.4. Utilização dos recursos de tabelas dinâmicas, fórmulas, funções e macros no Excel. 1.5. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 1.6. Sistema operacional e ambiente Linux;
  2. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa;
  3. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet;
  4. Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de informações e conceitos básicos de Segurança da Informação.

Conhecimentos Gerais no concurso AGU

  • Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.

Conhecimentos Específicos para Analista Técnico Administrativo

  • Noções de Direito Constitucional: 1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Emendas Constitucionais e Emendas Constitucionais de Revisão: princípios fundamentais. 2. Os poderes 26 do Estado e as respectivas funções: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. 3. Normas constitucionais. 3.1. A aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada; normas programáticas. 4. Princípios fundamentais da CF/88. 5. Direitos e garantias fundamentais. 6. A organização político-administrativa do Estado: das competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 7. A Administração Pública na CF/88. 8. As funções essenciais à Justiça;
  • Noções de Direito Administrativo: 1. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 1.1. Anulação e revogação. 1.2. Prescrição. 2. Controle da administração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. 3. Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. 3.1. Direitos e deveres dos servidores públicos. Regimes jurídicos. 3.2. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. 4. Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. 5. Princípios básicos da administração. 5.1 Responsabilidade civil da administração. 5.2. Improbidade administrativa. 6. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. 7. Organização administrativa: noções gerais. 7.1. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. 8. Lei nº 8.112/90 e alterações. 9. Lei nº 8.666/93, arts. 1º a 6º, 20 a 26 e 54 a 80, e suas alterações. 9.1. Disposições gerais: Princípios e Definições. 9.2. Licitações e Contratos. 9.3. Licitação: modalidades, limites e dispensa. 9.4. Contratos: Disposições Preliminares, Formalização, Alteração, Execução, Inexecução e Rescisão. 9.5. Pregão Eletrônico. 10. Lei nº 9.784/99: o Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal;
  • Noções de Direito Penal: 1. Crimes contra a administração pública;
  • Administração Pública: 1. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3. Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; 4. Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 5. Gestão Estratégica: planejamento estratégico; mapa estratégico; Balancedscorecard e indicadores estratégicos. 6. Gerenciamento de Projetos: noções de elaboração, análise, gerenciamento, monitoramento e avaliação de projetos; estrutura analítica de projetos (EAP); ciclo de vida do projeto, áreas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK Guide (Project ManagementBodyofKnowledge), escritório de Projetos (Project Management Office). 7. Gestão de Processos: técnicas de mapeamento, análise e racionalização de processos organizacionais; arquitetura e modelagem organizacional; estrutura matricial, estrutura por processos;
  • Noções de Gestão de Pessoas e nas Organizações: 1. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2. A função do órgão de Recursos Humanos: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3. Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 4. Competência interpessoal. 5. Gerenciamento de conflitos. 6. Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas. 7. Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório. 8. Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 9. Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. 10. Gestão por competências;
  • Aprendizagem Organizacional: 1. Educação corporativa. 2. Educação à distância. 3. Projeto pedagógico;
  • Administração Financeira e Orçamentária: 1. Orçamento público. 2. Orçamento público no Brasil. 3. O ciclo orçamentário. 4. Orçamento-programa. 5. Planejamento no orçamento-programa. 6. Orçamento na Constituição da República. 7. Conceituação e classificação de receita pública. 8. Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil. 9. Classificação de gastos públicos. 10. Tipos de créditos orçamentários. 11. Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000;
  • Ética e Conduta Pública: 1. Ética e moral. 2. Ética, princípios e valores. 3. Ética e democracia: exercício da cidadania. 4. Ética e função pública. 5. Ética no Setor Público. 5.1. Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007; 5.2. Lei nº 8.112/90 – regime disciplinar: deveres e proibições; acumulação de cargos; responsabilidades; penalidades. 5.3. Lei nº 8.429/92: disposições gerais; atos de improbidade administrativa;
  • Legislação Relativa À AGU: 1. A Advocacia-Geral da União: 1.1. Perfil Constitucional: funções institucionais. 1.2. Lei Complementar nº 27 73/93, arts. 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e 10. 1.2.1. Noções básicas da composição de sua estrutura e atribuições: Órgãos de Direção Superior, Órgãos Auxiliares do Advogado-Geral da União e Órgãos de Execução de Atividades-Fim. 1.3. Decreto nº 7.392/2010, Estrutura Regimental. 1.4. Lei nº 10.480/2002, arts. 9º e 10, e alterações: noções básicas das atribuições do Órgão Vinculado (Procuradoria-Geral Federal);
  • Legislação de Inclusão e Acessibilidade: 1. Lei nº 13.146/2015: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2. Lei nº 12.288/2010: Estatuto da Igualdade Racial.

O que é AGU?

YouTube video

continua depois da publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) é a “instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo”, conforme a Constituição Federal.

Como tem natureza de função essencial à Justiça, não se vincula a nenhum dos três poderes representativos. Entre outras atribuições, o Advogado-Geral da União deve:

  • Assessorar direta, imediata e pessoalmente o Presidente da República;
  • Dirigir a AGU;
  • Representar a União junto ao Supremo Tribunal Federal.
Você também pode
gostar
ÓrgãoVagas
IBAMA/PREVFOGO 75
IGESDF Várias
Prefeitura de Itatinga Várias
IBAMA 75
EBSERH 11
Veja todos » Concursos Abertos

Concursos em sua
cidade