Se você pretende ingressar na carreira militar no ano de 2024, especialmente no âmbito da Aeronáutica, saiba que precisa conferir as normas existentes desde já. Estamos falando do novo concurso Aeronáutica voltado para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EA EAGS 2024).
A oferta é de 168 vagas destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, voluntários e interessados em ingressar no Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (QSS).
Vagas do concurso Aeronáutica EA EAGS
Das 168 vagas divulgadas, 135 serão de ampla concorrência e 33 serão reservadas para candidatos negros. Veja quais são as especialidades com demanda de pessoal:
- BET – Eletrônica;
- SAD – Administração;
- SEF – Enfermagem;
- SEL – Eletricidade;
- SIN – Informática;
- SLB – Laboratório;
- SMU 10 – Música Clarinetas: Soprano Baixo;
- SMU 36 – Trompete Bb;
- SMU 41 – Trombones – Tenor – Baixo;
- SOB – Obras;
- SPV – Pavimentação;
- SRD – Radiologia;
- STP – Topografia.
Conforme o edital, os interessados devem possuir o ensino médio (para todos os candidatos) e o curso técnico de nível médio (com exceção da especialidade de música).
Concurso Aeronáutica: etapas
Além de um exame intelectual (provas escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados relativos à área de formação a que concorre), as outras etapas previstas no concurso Aeronáutica EA EAGS 2024 são:
- Inspeção de saúde (INSPSAU);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Aptidão do Condicionamento Físico (TACF);
- Prova Prática de Especialidade (PPE);
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
- Validação Documental; e
- Matrícula.
As provas escritas serão aplicadas provavelmente no dia 16 de abril de 2023, nas localidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Santa Maria (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
Como se inscrever no concurso Aeronáutica
Antes de qualquer coisa, para poder participar do certame, o interessado precisa ser brasileiro e voluntário. Se o candidato tiver menos de 18 anos, será possível se inscrever, desde que esteja autorizado por seu responsável legal.
O registro das participações deve ser realizado das 10h de 10 de janeiro às 15h do dia 3 de fevereiro de 2023 e pode ser feito via site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). É necessário pagar uma taxa no valor de R$ 80,00 e, antes de pagá-la, verifique se tem direito a pedir isenção.
O prazo de validade do concurso Marinha EA EAGS 2024 é de cinco dias corridos, contados a partir do dia seguinte ao que ocorrer a matrícula.
Se tiver dúvidas que não tenham sido resolvidas com a leitura do edital, acesse a seção “Dúvidas frequentes – FAQ SGCEM”, disponível na página da EEAR.