Censipam é autorizado a preencher 60 vagas em processo seletivo

Processo seletivo Censipam irá preencher 60 vagas nas funções de Técnico de Apoio, Técnico de Formação Específica, Analista Intelectual e Analista Gerencial.

Divulgada a portaria conjunta MGI/MD nº 38/2023, que autoriza a contratação de servidores públicos de forma temporária no âmbito do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O processo seletivo Censipam terá um total de 60 vagas.

continua depois da publicidade

Segundo o documento, publicado no Diário Oficial da União em 10 de outubro de 2023, a meta do órgão é suprir as carências de pessoal que possa atuar nos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM e do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM.

Esses funcionários integrarão as “informações para geração de conhecimento e execução de ações e projetos em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e da Amazônia Azul”.

O edital deste novo processo seletivo simplificado será publicado dentro do prazo de até seis meses, ou seja, até o dia 10 de abril de 2024. Saiba os detalhes, acessando a portaria conjunta.

continua depois da publicidade

Processo seletivo Censipam: quais as funções ofertadas

As funções que serão oferecidas no próximo processo seletivo Censipam estão assim distribuídas:

  • Técnico de Apoio: uma vaga;
  • Técnico de Formação Específica: seis vagas;
  • Analista Intelectual: 12 vagas; e
  • Analista Gerencial: 41 vagas.

O prazo de duração dos contratos com os aprovados será de até quatro anos, prorrogável, desde que seja devidamente “justificada, com base nas necessidades de conclusão das atividades”.

Processo seletivo Censipam: outro edital em andamento

Você, que tem acompanhado as notícias do Concursos no Brasil, sabe que está em andamento o concurso público do Censipam, voltado a funcionários efetivos. São 50 vagas imediatas de nível superior, além da formação de 150 cadastros de reserva, totalizando 200 vagas.

continua depois da publicidade

Os aprovados e convocados para nomeação através do concurso Censipam serão lotados nas cidades de Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO).

O cargo em disputa é o de Analista em Ciência e Tecnologia, Classe Júnior, Padrão I, cuja remuneração básica é de R$ 6.662,68. As especialidades são estas:

  • Técnica – Tecnologia da Informação;
  • Operacional – Sensoriamento Remoto;
  • Operacional – Meteorologia; e
  • Administrativa – Administração.

Processo seletivo Censipam: inscrições e provas

As inscrições ao concurso público para servidores efetivos do Censipam estão abertas até o dia 2 de novembro de 2023, por meio do endereço eletrônico do IADES. A taxa de inscrição é de R$ 85,00.

continua depois da publicidade

Os candidatos serão selecionados por provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A previsão oficial é de que essas avaliações aconteçam dia 19 de novembro de 2023, nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Sobre o Censipam

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia é um órgão estratégico do Governo Federal. Entre as suas principais competências, podemos destacar, pelo menos, três:

  • Propor, acompanhar, implementar e executar as políticas, diretrizes e ações destinadas ao Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia);
  • Articular-se com os órgãos federais, estaduais, distritais, municipais e não governamentais para apoiar as ações de governo na região amazônica;
  • Exercer as atividades de administração do patrimônio, de recursos humanos, de telecomunicações e de tecnologia da informação inerentes às áreas administrativas, técnica e operacional e de inteligência; e
  • Realizar o levantamento de dados de monitoramento, para apoiar as ações de governo, em todas as esferas, e as operações em defesa da Amazônia Legal e das áreas afins.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade