Concurso INSS: saiba estudar mais rápido e MELHOR antes do Edital

Concurso INSS: 1.000 vagas serão formalizadas por meio da publicação do edital até dezembro deste ano, mas já é possível se preparar.

O concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um dos mais esperados por parte dos brasileiros, mas ainda segue sem edital. No entanto, a previsão da instituição é que as informações sobre o exame sejam publicadas ainda neste ano. Sendo assim, os concurseiros podem seguir os planejamentos de estudo e preparo.

Leia também

A expectativa é que o concurso ofereça mil vagas com início imediato. Até o momento, não houve escolha da banca organizadora, mas a informação é que as vagas sejam específicas para o cargo de Técnico do Seguro Social.

Como estudar antes do lançamento do Edital

No geral, o concurso de Técnico do Seguro Social do INSS cobra as seguintes habilidades e disciplinas:

  • Ética no Serviço Público;
  • Interpretação de texto;
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Redação de Correspondências Oficiais;
  • Regime Jurídico Único;
  • Seguridade Social.

Para se preparar nesses campos, é possível assistir videoaulas e utilizar apostilas destinadas especificamente aos concursos públicos. Além disso, outra forma de se preparar é utilizar outros concursos autorizados e previstos para todo o país, incluindo concursos abertos com editais que já foram publicados.

Assim, além de entender o nível dos exames, ainda que não seja para o mesmo cargo e instituição, é possível compreender as exigências dos editais. Portanto, consulte os portais das Prefeituras, Tribunais, Polícias Militar e Civil para se informar sobre os processos em andamento.

Neste sentido, também é possível utilizar materiais gratuitos disponíveis na internet, tanto para os concursos públicos como para outras provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e demais instituições.

A prova do INSS funciona em uma única etapa, e os concurseiros não podem zerar nenhum grupo de questões. Caso necessário, o estudante pode investir em um curso preparatório específico para o exame, com profissionais qualificados e conhecedores das especificidades das provas dessa instituição.

Porém, também é possível estudar sozinho, por meio de simulados e outras técnicas.

Onde fazer simulados para o concurso INSS?

Os concurseiros também podem se preparar consultando o conteúdo programático utilizado no concurso de 2015, através do portal do Cebraspe/UnB. Além disso, o Concursos no Brasil também oferece uma sessão com simulados exclusivos ao cargo de Técnico do Seguro Social do INSS.

Na internet, também é possível encontrar cadernos de questões, simulados e outros materiais cujo custo varia entre R$ 50 e R$ 100. Há ainda a possibilidade de acessar simulados e provas similares às edições anteriores na internet, sem custo adicional.

Dicas para estudar mais rápido e melhor

Em primeiro lugar, a melhor forma de estudar com velocidade e qualidade é investir em um planejamento de estudos. Neste sentido, existem diversas técnicas e formas de desenvolver um, mas a principal maneira para começar é distribuir as disciplinas e habilidades ao longo das semanas e dias.

Sendo assim, é fundamental a organização e disciplina para estudar as apostilas, assistir videoaulas e também realizar as provas para testar os conhecimentos. Além disso, os especialistas indicam a utilização de materiais impressos ao invés de telas, para evitar distratores, desgaste mental e também da visão.

Uma boa forma de aprender mais rápido para o concurso INSS é criar conexões entre os conteúdos estudados e a vida pessoal, partindo para a aprendizagem contextual. Basicamente, ao invés de utilizar a memorização, a ideia é associar ideias e informações para que o conteúdo faça sentido para além do material teórico.

Adicionar momentos de revisão no final do dia ou da semana também ajuda a interpretar aquele conteúdo do concurso INSS como concluído, assim como reforçar pontos de dificuldade ou dúvida. Ademais, adicionar pausas intercaladas entre os conteúdos e períodos de estudo ajuda na fixação do conhecimento.

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.