Como saber se posso confiar em uma pessoa próxima? Veja 5 pistas

Conheça cinco sinais que indicam que o concurseiro pode confiar em uma pessoa próxima e evite decepções no futuro.

Para que a convivência humana seja pacífica, é preciso que as pessoas desenvolvam determinadas habilidades comportamentais. E uma delas é a confiança. Se você é um concurseiro que anda desconfiado de tudo, conheça cinco indícios que é possível confiar em uma pessoa próxima.

Leia também

Observe cada um dos sinais abaixo e analise se o comportamento dela está condizente com todos eles. Afinal, não devemos nos dedicar de corpo e alma a quem não nos transmite confiança, certo? Então, confere aí.

Veja como identificar se alguém é confiável

sinais de amor
Foto: Reprodução / Pexels

1. A pessoa realmente se importa com você

Esse é o primeiro indício que o concurseiro pode confiar em uma pessoa próxima. Se ela realmente faz questão de se importar com você no dia a dia e até se mostra preocupada com seus estudos para as provas do concurso, é sinal de que é confiável.

Quando alguém se importa com você de verdade, sempre te liga para saber como foi o seu dia, quer saber como está a sua fase de preparação para o certame ou simplesmente pergunta se está feliz no trabalho, por exemplo, é um forte indício de que o seu bem-estar é algo precioso.

Por isso, se uma pessoa próxima de você mostrar que realmente se importa com tudo aquilo que permeia a sua vida (de forma constante), pode confiar nela, pois as chances dela querer te prejudicar são mínimas.

2. A pessoa não muda com você quando está perto de outros

Outra dica interessante sobre se o concurseiro pode confiar em uma pessoa próxima. Se ela não muda os seus comportamentos com você quando ambos estão perto de amigos, conhecidos ou familiares, é um indicativo de que não tem “duas caras”.

Se ela sempre te trata da mesma forma, independentemente da situação ou da presença de quem quer que seja, pode confiar.

Por exemplo, quando você estiver estudando para as provas do certame, a pessoa for um “doce” contigo, mas, na frente dos outros, ficar fazendo grosserias sem necessidade, é melhor desconfiar dela.

3. Confiar em uma pessoa próxima: a pessoa não zomba e nem menospreza seus estudos

Mais uma dica se o concurseiro pode confiar em uma pessoa próxima. Quando alguém do seu convívio vive zombando e, por vezes, até menospreza os seus estudos para as provas do concurso, é melhor ficar ressabiado.

Esse tipo de atitude não é muito esperado de uma pessoa que alega querer o nosso bem. Por isso tenha muito cuidado, caso ela apresente esse comportamento tóxico, para não se decepcionar futuramente.

Agora, se a pessoa respeita a sua rotina de concurseiro, não fica fazendo piadas a respeito da sua aprovação e te apoia incondicionalmente nos estudos, nada te impede de confiar nela, não é? Afinal, esse é um indicativo de que ela se preocupa com a sua carreira no futuro.

4. Observe a reação que a pessoa tem em diferentes situações

Na hora de saber se o concurseiro pode confiar em uma pessoa próxima, uma dica interessante é observar a reação dela em diferentes situações. Se ela tiver um bom controle emocional, vai ser ponderada, independentemente do nível de estresse do momento.

Por exemplo, suponha que você esteja estudando para as provas do concurso e a pessoa surta só porque não pode escutar música alta naquele instante. Depois, quando você para de estudar e a chama para sair, ela se torna completamente amável e até abre a porta do carro. Tem algo errado aí, concurseiro.

5. A pessoa não perde a paciência com você tão facilmente

A última dica sobre se você pode confiar em uma pessoa próxima tem a ver com uma habilidade essencial no mundo de hoje: a paciência. Quando alguém do seu convívio diário não perde facilmente a paciência contigo e costuma ser tolerante com as suas imperfeiçoes, é um indicativo que ela é confiável.

Suponha que você peça ajuda para a pessoa com os seus estudos, já que precisa explicar aquilo que acabou de aprender para a mesma. Se ela demonstrar impaciência, logo de cara, só porque você foi acometido pela curva do esquecimento, é melhor rever a sua confiança nela.

Quem perde a paciência facilmente, é sinal de que não está mais interessado em manter uma relação de proximidade ou não liga a mínima para os seus interesses pessoais ou profissionais.

Leia também


você pode gostar também

7 grandes filmes da Netflix que podem transformar a sua vida

Anda meio sem motivação para prosseguir com os estudos para as provas do concurso? Conheça sete filmes da Netflix que podem te inspirar.

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.