CNH: multa atrasada pode sujar o nome do motorista? Entenda aqui

Assim como qualquer outra dívida atrasada, a multa de trânsito não paga pode gerar problemas aos consumidores. Mas afinal, ela suja o nome do motorista? Leia e descubra aqui.

As multas são consequências de infrações cometidas no trânsito. No entanto, é comum que motoristas atrasem ou até mesmo ignorem o pagamento dessas dívidas.

Nesses casos, além dos juros cobrados sobre os dias de atraso, o não pagamento das multas ainda pode trazer consequências e muita dor de cabeça aos consumidores.

Confira a seguir quais são as implicações desagradáveis que decorrem do não pagamento das multas e se o seu nome pode ficar sujo por isso.

O que acontece se você não pagar uma multa de trânsito?

Se a sua multa de trânsito venceu e você não está preocupado em pagar, isso pode acabar virando uma verdadeira bola de neve de consequências negativas, e trazer prejuízos para a sua vida e para o seu bolso. Isso significa que você pode ter que lidar com:

Juros e aumento no valor da multa

Ao deixar de pagar a multa dentro do prazo de vencimento, você fica sujeito a incidência de juros pelo não cumprimento da obrigação.

Além disso, mesmo que você decida quitá-la, saiba que o valor pode ser maior do que o original. Portanto, a cada dia de atraso do pagamento da multa, a conta fica ainda mais ‘salgada’.

Registro na dívida ativa

Quando você deixa de pagar uma multa de trânsito pode ocorrer a inscrição na dívida ativa, ou seja, um acumulado de dívidas que os cidadãos possuem, cujos credores são os estados ou a União.

Com o tempo e o não pagamento das mesmas, elas são encaminhadas à Procuradoria do Estado para inscrição e cobrança, tanto amigável quanto judicial.

Neste ponto, há possibilidade de bloqueio de bens e de transações nas contas bancárias, sendo esses, um bom incentivo para manter as contas em dia.

Registro do nome no SPC ou Serasa

Deixar de quitar a multa de trânsito também pode deixar seu nome sujo, ou seja, você pode ficar negativado ao ser registrado no SPC e Serasa.

Nesse caso, você pode sofrer muitos transtornos em sua vida financeira, como a redução de score de crédito, dificuldades em conseguir empréstimos, entre outros.

Mas, vale lembrar que o seu nome pode voltar a ficar limpo caso ocorra a negociação ou pagamento da multa.

Problemas para vender o veículo

Se você pretende vender o seu carro, mas está com multas atrasadas, saiba que isso pode ser um grande problema na hora de negociar com um possível comprador. Isso porque é comum que os interessados pesquisem sobre o veículo antes de comprá-lo.

Assim, ao se depararem com irregularidades, como o atraso de multas, isso pode desencorajá-los a fazer a compra.

Ademais, vender um automóvel sem informar sobre dívidas pendentes que ele carrega configura fraude, pelo fato de você está enganando o consumidor e o levando ao erro.

Dificuldade em obter o CRLV

Conforme o Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) um dos principais motivos para o motorista não conseguir emitir o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) são débitos pendentes do veículo.

Vale lembrar que sem esse documento, você trafega de forma ilegal e pode ter ainda mais problemas se for parado em uma fiscalização.

Como consultar multas em atraso?

Por fim, para consultar multas de trânsito de forma rápida e gratuita, basta acessar o Portal de Serviços Senatran (antigo Denatran).

Em seguida, role até a sessão de Infrações. Após fazer o login, você terá acesso as infrações, pontos da carteira, além de informações de multas em atraso ou que não foram quitadas.

Também é possível consultar as pendências no aplicativo da CNH Digital ou pelo site da Polícia Rodoviária Federal, quando se tratar de multas em rodovias federais.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.