CNH: como passar na prova prática do Detran? Veja 7 dicas valiosas

O exame prático da CNH pode ser um desafio para muitos condutores em formação, mas existem formas de burlar o nervosismo e administrar a pressão durante o tempo disponível.

O Exame Prático do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é uma das etapas previstas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por via de regra, consiste numa prova das habilidades do condutor ao volante, assim como sua capacidade de lidar com adversidades e administrar o automóvel.

No geral, os candidatos sentem nervosismo, ansiedade e medo nessa etapa, pois estão sendo avaliados de perto. Além disso, como a última etapa do processo, pode ser desafiadora do ponto de vista técnico, prático e pessoal. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo, confira a seguir:

Como vencer a prova prática do Detran?

como passar na prova prática da CNH
Foto: Reprodução / Pixabay

1) Não tenha dúvidas na hora do exame

Não tem certeza de alguma parte do processo? Está em dúvida do andamento? Ficou inseguro sobre algum momento? Então, converse com o seu instrutor. Além disso, esteja atento e participativo nas aulas práticas, pois isso é fundamental para você criar segurança e tirar todas as suas dúvidas.

Se possível, peça por dicas e truques que podem te ajudar a lidar com o nervosismo ou alguma dificuldade durante o exame. Caso seja necessário, agende aulas extras até sentir maior confiança no processo.

2) Trabalhe com seus pontos fracos

Não se esqueça de trabalhar os seus pontos fracos. Portanto, se tem dificuldade na baliza ou na rampa, preste mais atenção nessas etapas dentro das aulas práticas até que se sinta confortável em prosseguir, ainda que pareça um processo repetitivo. Lembre-se que essa é a função das aulas práticas e também do instrutor.

Sendo assim, faça perguntas e peça mais oportunidades de treinar, aproveitando o tempo das aulas práticas da melhor forma possível. Caso queira, você pode simular a prova real, não somente treinando as etapas como passando por todo o percurso.

3) Aprenda a lidar com a ansiedade

Técnicas de respiração, meditação, ioga e outras práticas podem ser fundamentais para lidar com a ansiedade e o nervosismo. Assim, os sintomas não irão afetar a sua mente e seu corpo, atrapalhando o controle emocional e também do veículo.

Para manter a confiança em alta, experimente agendar as últimas aulas práticas mais próximas da data do exame, como uma espécie de revisão. Evite se pressionar sem necessidade ou ficar se comparando com outros candidatos.

4) Mantenha uma rotina tranquila

Tome cuidado com a sua alimentação para não gerar desconforto ou afetar seu foco, além de descansar corretamente no dia anterior. Além disso, evite consumir bebidas alcoólicas ou alterar sua rotina de sono antes do exame.

5) Pesquise sobre a prova

Visite o local de prova com antecedência, ou agende aulas práticas na região, mas também esteja ciente do que é cobrado no exame. Agilidade, controle emocional e sinalização são pontos comuns, mas têm pesos diferentes. Portanto, a pesquisa pode te ajudar a evitar qualquer prejuízo ao seu desempenho.

6) Conheça mais o seu carro

Se possível, conheça o veículo que irá utilizar no dia de prova e pratique com ele. Pesquise sobre o manual, as funções, como são feitos os ajustes para ter sucesso no exame de direção. Além disso, garanta que as questões básicas como cinto de segurança e faróis estão corretas antes de começar a prova.

7) Não cometa vícios de direção

Tente aprender o processo de condução como escrito na teoria, sem recorrer aos vícios de direção, truques e atalhos que possam prejudicar a sua prova. Desse modo, você evita o risco de perder pontos e até mesmo ser reprovado por algum comportamento interpretado como inadequado pelo fiscal.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.