Tipos de CNH 2022: veja regras das habilitações que existem no Brasil

Em 2022, a legislação de trânsito prevê seis tipos de CNH. As habilitações possuem regras especiais, que variam a cada categoria.

A maioria dos motoristas no Brasil estão habilitados a dirigirem carros e motociclistas. Contudo, esses não são os únicos tipos de CNH que existem. De acordo com a legislação, os motoristas são divididos em seis categorias.

Leia também

É importante lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória para quem deseja conduzir algum veículo terrestre em vias públicas. A falta do documento pode gerar multas, apreensão do veículo e, dependendo da situação, problemas com a Justiça.

Tipos de CNH 2022: quais são e quem pode tirar

CNH regra, CNH suspensa, suspensão da CNH, suspensão da carteira de motorista
Foto: Reprodução / Pexels

De acordo com as normas brasileiras de trânsito, para conduzir um veículo, é preciso que a pessoa se enquadre em um dos tipos de CNH, também chamado de categoria. Isso quer dizer que, somente tirar a carteira não é suficiente. É necessário que a pessoa esteja habilitada paro o veículo específico.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem seis tipos de CNH em 2022. As categorias podem ser acumuladas, sendo que algumas possuem exigência de idade acima de 18 anos e tempo de experiência. Confira cada uma delas:

Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)

A Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é o tipo de CNH mais simples que existe. A ACC permite que a pessoa possa conduzir veículos de duas a três rodas desde que tenha motor com até 50 cilindradas. A pessoa deve possuir 18 anos ou ser emancipada.

Por conta disso, o processo de emissão da ACC possui menos etapas, sendo mais fácil de fazer. Consequentemente, os custos são mais baratos.

Categoria A

Quem tirou a CNH com categoria A pode conduzir veículos com duas ou três rodas. Ou seja, motocicletas e triciclos se enquadram neste tipo de CNH. Ela e a categoria B podem ser tiradas em conjunto, dentro do mesmo processo.

É preciso ter 18 anos ou mais.

Categoria B

A categoria B é exigida para quem quer dirigir carro de passeio. Segundo as regras, o automóvel deve ter até 3,5 mil kg e não pode ter mais de oito passageiros. Ela e a categoria A fazem os tipos de CNH mais comuns que existem.

É exigido que a pessoa tenha ao menos 18 anos.

Categoria C

A categoria C inclui todas as permissões da B e ainda permite que o veículo tenha até 6 mil kg. Esse tipo de CNH é geralmente utilizado para veículos que fazem transporte de carga, tratores, equipamentos agrícolas e de construção.

Por fim, entre as regras da categoria C, está a exigência de que a pessoa já tenha sido aprovada na categoria B por ao menos um ano.

Categoria D

A categoria D é voltada para o transporte de passageiros. Por isso, quem quer dirigir ônibus ou vans com mais de oito passageiros precisa tirar esse tipo de CNH. As permissões das categorias B e C estão incluídas.

Categoria E

A categoria E permite que, com exceções das categorias A e ACC, qualquer veículo possa ser conduzido. Assim, a pessoa pode dirigir ônibus, ônibus sanfonado, treminhão (duas carretas), caminhão, trator, entre outros.

É exigido que o motorista tenha ao menos 21 anos de idade para poder tirar o documento. Além disso, é necessário que a pessoa tenha a categoria C ou D há, no mínimo, um ano.

Leia também


você pode gostar também

IBGE, Detran, INSS e MAIS: 33,4 MIL vagas estão abertas nesta semana

Concurseiros podem pleitear diferentes vagas oferecidas em concursos e seletivos que estão com as inscrições abertas.

Eleições 2022: segundo turno será feriado nacional no país? Veja regras

O segundo turno das Eleições 2022 para escolher o próximo presidente da República deve acontecer ainda no final de outubro.

Comece a se planejar: veja calendário com os feriados previstos para 2023

Calendário previsto de feriados para 2023 tem boa expectativa para aqueles que gostam de prolongar a folga. Saiba os detalhes.

Conta de luz será mais cara neste mês de outubro? Veja decisão da Aneel

Consumidores de todo o Brasil precisam estar atentos às mudanças na conta de luz para poderem se organizar.

Seu direito de dirigir está suspenso? Veja como recorrer e recuperar a CNH

Os condutores possuem o direito de recorrer a qualquer notificação de infração enviada por entidades públicas.

Aprovados em concurso terão prioridade pelo SUS, prevê projeto

Candidatos que forem aprovados e receberem convocação em concurso público poderão receber prioridade para realizar exames pelo SUS.