Certidão de Nascimento: saiba como obter a 2ª via pela internet

A segunda via da certidão de nascimento pode ser solicitada via internet, sem sair de casa. Veja como realizar o procedimento.

A certidão de nascimento é sempre solicitada em determinadas situações, como matrícula em universidade, mesmo para aqueles que já possuem um documento de identidade. Encontrar esse documento, no entanto, nem sempre é tarefa fácil, já que não é usado com constância e estão sempre guardados em locais mais difíceis de acesso. Por isso, veja como emitir a 2ª via da certidão de nascimento pela internet.

O portal do Registro Civil é o canal da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil), que foi criado com objetivo de oferecer aos cidadãos o acesso à segunda via de certidões. Além disso, o site também oferece serviços para facilitar a localização de cartórios próximos e de documentos, além de validar certidões digitais, monitorar o status de pedidos de CPF e solicitar procuração para a Secretaria da Receita Federal.

Veja como obter 2ª via da certidão de nascimento pela internet

As solicitações podem ser realizadas de maneira simples e em poucos passos em curto espaço de tempo. Caso queira saber como pedir a segunda via da certidão de nascimento no portal do Registro Civil, acompanhe o tutorial abaixo:

  1. O primeiro passo é acessar o site Registro Civil e criar uma nova conta;
  2. Informe seus dados, como nome completo, data de nascimento, celular, email, entre outros;
  3. Depois, clique na opção nascimento;
  4. Preencha os campos solicitados com o estado, a cidade e o cartório;
  5. Em seguida, informe os dados pessoais;
  6. Preencha os dados do registro, informando livro, folha e termo. Caso não possua a certidão original, clique apenas em “Próximo”;
  7. Selecione a forma de envio, informando se receberá por e-mail ou impressa em papel oficial. Caso escolha a segunda opção, ela será enviada pelos Correios ou poderá ser retirada em cartório;
  8. Confirme os dados e veja o valor que vai pagar;
  9. Efetue o pagamento e pronto. Receberá o documento da forma em que foi solicitado.

O valor da certidão é tabelado, conforme à Corregedoria Estadual, por isso o valor que consta no site é o mesmo do cartório.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.