Consulta do PIS pode ser feita pelo CPF; saiba como funciona

O número PIS fica registrado na Carteira de Trabalho e também no Cartão Cidadão, mas os trabalhadores podem consultar em sites, pelo telefone e também através de aplicativos.

O Programa de Integração Social (PIS) permite que o trabalhador da iniciativa privada tenha acesso aos benefícios profissionais previstos por lei, além de colaborar com o desenvolvimento das empresas e instituições deste setor. Instituído através da Lei Complementar nº 7/910, os pagamentos deste programa acontecem através da Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

Por via de regra, o número PIS é gerado a partir do primeiro emprego com carteira assinada do profissional. Comumente, essa informação fica registrada na Carteira de Trabalho, mas também é possível acessá-la através dos extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou no Cartão Cidadão.

No entanto, é comum que os trabalhadores percam ou não tenham esse número de identificação em mente, de modo que seja possível consultá-lo de outras formas.

Como consultar o PIS através do CPF?

Leia também

No geral, é possível consultar o número PIS utilizando o CPF através do telefone, nos aplicativos ou em sites. No caso da opção pela internet, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa Econômica Federal e realizar a consulta apresentando o CPF.

continua depois da publicidade

Entretanto, também é possível consultar pelo site do Meu INSS. Com o cadastro ou o login efetuado, o profissional pode consultar os seus dados no ícone superior à direita.

Outra opção é o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nessa plataforma, acesse a aba “Cidadão” e logo em seguida clique em “Inscrição”, localizado no canto superior esquerdo do menu. Feito isso, selecione a opção “Filiado” e preencha os dados da mesma forma que estão dispostos na sua Carteira de Trabalho.

continua depois da publicidade

Caso esteja correto, uma mensagem em vermelho irá aparecer na tela, informando que os dados estão cadastrados na base do CNIS. Além disso, o número NIT, que é o mesmo do PIS, acompanhará a mensagem.

Para consultar o número PIS através do aplicativo, existem outras opções. Nesse caso, o trabalhador pode baixar a Carteira de Trabalho Digital, o aplicativo do FGTS ou então os aplicativos da Caixa, como o Caixa Trabalhador e o Caixa Tem. No geral, todos estão disponíveis para Android e iOS, bastando realizar o cadastro ou login para acessar as informações de usuário.

Por fim, para consultas através do telefone, é possível entrar em contato com a Previdência Social através do número 135. Ao informar os dados cadastrais ao atendente, o profissional pode solicitar consulta do número PIS. Porém, o atendimento fica disponível somente de segunda a sábado, entre 7h e 22h.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade