Censo 2022: saiba como responder o questionário pela internet ou telefone

Os cidadãos brasileiros podem participar do Censo 2022, organizado pelo IBGE, através de ligação no telefone, mas também pela internet ou presencialmente com os recenseadores.

Em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou três modalidades de participação dos brasileiros para o Censo 2022. Neste sentido, é possível optar pela por responder ao questionário presencialmente, por meio de um dos recenseadores, mas também pelo telefone e através da internet.

Leia também

Entretanto, a participação remota demanda a visita do recenseador ao domicílio, pois somente assim será liberado um ticket eletrônico para realização da pesquisa. Curiosamente, esta é a primeira edição com maiores possibilidades de resposta remota, pois em 2010, o IBGE liberou a modalidade de internet, mas não pelo telefone.

Como responder ao Censo 2022 remotamente?

Segundo informações do instituto, as famílias irão receber a visita de um agente censitário, mas também podem optar pelo autopreenchimento via internet ou telefone por conta própria. Em ambos casos, será gerado um ticket eletrônico para o preenchimento da pesquisa remotamente, dentro de um prazo de sete dias.

Em casos de dúvida ou necessidade de suporte, considerando a abrangência da pesquisa, foi criado o Centro de Apoio ao Censo. Através do número 0800 721 8181, os cidadãos podem entrar em contato com os recenseadores para encontrar informações. Atualmente, o serviço funciona todos os dias entre 8h e 21h30.

Para garantir que o cidadão irá responder ao questionário após a emissão do ticket eletrônico, é enviado uma mensagem por SMS e e-mail notificando sobre o prazo máximo de sete dias. No entanto, caso ainda assim não responda, um dos agentes responsáveis irá realizar uma ligação telefônica para solicitar o preenchimento do formulário.

Por fim, há ainda uma nova tentativa de contato no sexto dia, antes da expiração do prazo de preenchimento. Neste momento, o Centro de Apoio ao Senso irá entrar em contato com a família, podendo ainda enviar um recenseador novamente na residência para realizar o procedimento de forma presencial.

Por via de regra, são aplicados dois tipos de questionados, além de uma entrevista. Em primeiro lugar, o questionário básico possui 26 perguntas, enquanto o ampliado possui 77 questões.

Qual a importância do Censo 2022?

O Censo 2022 começou oficialmente na primeira semana de agosto, tendo sido adiado durante dois anos consecutivos em decorrência da pandemia de Covid-19. Neste sentido, os recenseadores do instituto estão recolhendo informações sobre os brasileiros em 5.570 municípios, incluindo também aldeias indígenas e, pela primeira vez, territórios quilombolas.

Durante o período de atuação, os agentes do IBGE irão coletar informações fundamentais para estabelecer políticas públicas, que incluem desde questões sociais e cotidianas até a definição do número de deputados federais e vereadores. Através do censo, será possível mapear a população em risco para a criação de campanhas de vacinação no futuro.

Além disso, torna-se possível identificar as áreas que precisam de prioridade dos investimentos em saúde, educação, habitação, lazer, transporte e energia. Da mesma forma, os programas de assistência a crianças, jovens e idosos socialmente vulneráveis poderão ser ampliados com base nessas informações.

Pela primeira vez, o Censo irá contabilizar e considerar informações específicas sobre pessoas com autismo. Desse modo, os governos responsáveis poderão criar medidas para o atendimento das necessidades desse grupo.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.