Calendário Auxílio Gás: datas de pagamento até o final de 2022

Os pagamentos do Auxílio Gás acontecem a cada dois meses, de modo que as próximas parcelas do benefício estão previstas para agosto, outubro e dezembro deste ano.

O Auxílio Gás é pago a cada dois meses, seguindo o mesmo esquema do calendário do Programa Auxílio Brasil. Desse modo, a previsão é que os repasses sejam feitos em agosto, outubro e dezembro deste ano. Entretanto, os novos valores estabelecidos pela PEC Kamikaze preveem pagamentos no valor de 100% do botijão de gás.

A expectativa é incluir novos membros até o final do ano, a partir dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. No entanto, o Ministério da Cidadania não estabeleceu uma data para zerar as listas de espera dos benefícios, e está incluindo os beneficiários aos poucos, à medida que os ajustes dos programas estão ocorrendo.

O que é o Auxílio Gás?

Conhecido como Auxílio Gás dos Brasileiros, este programa social do Governo Federal trabalha com a transferência de renda para auxiliar as famílias brasileiras socialmente vulneráveis na compra do botijão de gás de cozinha. Atualmente, tem gestão do Ministério da Cidadania e operacionalização da Caixa Econômica Federal.

Estabelecido a partir da Lei número 14.237, de novembro de 2021, e o decreto número 10.881, de dezembro de 2021, o programa Auxílio Gás pode ser acumulado com outros programas, como o próprio Auxílio Brasil. Neste caso, não é excludente ou exclusivo, porque considera cada família por inscrição.

Como é calculado o valor em 2022?

Anteriormente, o valor do Auxílio Gás era estabelecido com base numa média de preços divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com base nos valores dos últimos seis meses do botijão de gás. Desse modo, os pagamentos bimestrais do benefício seguiam 50% da quantia total para a compra do produto.

Com a aprovação da PEC Kamikaze, houve uma ampliação no valor do pagamento do Auxílio Gás, assim como do Auxílio Brasil. Desse modo, ficou estabelecido que as transferências vão pagar 100% do valor médio do botijão de 13 quilos. No entanto, essa regra segue somente até dezembro, quando o benefício volta a seguir o cálculo anterior.

Neste caso, o investimento previsto para o aumento do Auxílio Gás será de R$ 1,05 bilhão. A PEC Kamikaze também estabeleceu a criação do Auxílio Taxista, para motoristas dessa categoria, e o Auxílio Caminhoneiro, para os transportadores autônomos de carga.

Quem recebe e como consultar o Auxílio Gás?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, são consideradas elegíveis ao Auxílio Gás:

  • Todas as famílias brasileiras que tenham cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, desde que possuam renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
  • Todas as famílias brasileiras que tenham cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo famílias inscritas em outros benefícios do Governo Federal;
  • Todas as famílias que tenham algum residente inscrito no Benefício de Prestação Continuada, inscritas ou não no Cadastro Único.

Apesar disso, a inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não determina a inclusão automática. No geral, o Ministério da Cidadania realiza sorteios mensais para adicionar novos membros que atendam aos critérios de elegibilidade do programa, assim como é feito com o Auxílio Brasil.

Qual é a ordem de prioridade do Auxílio Gás?

O Auxílio Gás possui critérios de elegibilidade específicos, mas também parâmetros de priorização para o público a ser atendido. Em todos os casos, a prioridade máxima são as famílias brasileiras que possuam mulheres vítimas de violência doméstica, inseridas em regras de monitoramento de segurança por ações dos agentes de segurança.

Logo em seguida, são priorizadas as famílias com registro no Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses, as famílias com menor renda por pessoa e com maior quantidade de membros. Por fim, são priorizados os beneficiários do Auxílio Brasil, ou aqueles que estão cadastrados no Auxílio Gás por meio de gestores que utilizam os dados para averiguação.

Calendário do Auxílio Gás em 2022

Calendário Auxílio Gás em agosto

Número final do benefícioData de pagamento
109 de agosto
210 de agosto
311 de agosto
412 de agosto
515 de agosto
616 de agosto
717 de agosto
818 de agosto
919 de agosto
022 de agosto

Calendário do Auxílio Gás em outubro

Número final do benefícioData de pagamento
118 de outubro
219 de outubro
320 de outubro
421 de outubro
524 de outubro
625 de outubro
726 de outubro
827 de outubro
928 de outubro
031 de outubro

Calendário do Auxílio Gás em dezembro

Número final do benefícioData de pagamento
112 de dezembro
213 de dezembro
314 de dezembro
415 de dezembro
516 de dezembro
619 de dezembro
720  de dezembro
821 de dezembro
922 de dezembro
023 de dezembro

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.