Caixa Tem: saiba como pagar contas de água, luz e telefone pelo aplicativo

O aplicativo disponibiliza o pagamento através da leitura do código de barras com a câmera, mas também por digitação. A funcionalidade está disponível para todo tipo de boleto.

O Caixa Tem é o aplicativo de serviços financeiros da Caixa Econômica Federal. Semelhante às carteiras digitais de outras instituições financeiras, a aplicação tem como base a conta poupança digital, disponibilizando funcionalidades como cartão de débito virtual para compras na internet, pagamento na maquininha, transações bancárias e consulta de benefícios.

Leia também

Compatível com todas as redes e aparelhos celulares, o aplicativo está disponível para iOS e Android, e também conta com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs). Através do aplicativo, é possível realizar operações sem precisar ir às casas lotéricas, caixas eletrônicos ou agências físicas da Caixa, pois há a possibilidade de transferências via Pix e boleto.

Além disso, a Caixa Econômica Federal oferece um serviço interno da plataforma para promover educação financeira aos seus clientes. A partir de cursos rápidos e vídeos curtos, é possível aprender sobre planejamento orçamentário, quitação de dívidas, economia nacional e outras temáticas importantes para maior saúde financeira.

Como se cadastrar no Caixa Tem?

Após baixar o aplicativo em seu aparelho, tenha em mãos seu documento de identificação civil, tanto o CPF quanto a CNH são válidas para o procedimento de cadastro. Logo em seguida, abra o aplicativo e siga os passos:

  1. Clique em “entrar” e depois acesse “cadastre-se”;
  2. Insira os seus dados pessoais nos campos e confirme se as informações estão corretas antes de prosseguir, o aplicativo disponibiliza a modificação desses dados posteriormente;
  3. Crie uma senha forte de seis dígitos numéricos, desde que não seja a mesma da data de aniversário ou o número do seu CPF simplificado;
  4. Valide os seus dados através do link na Caixa de Entrada do seu e-mail, e também pelo código de segurança enviado por mensagem ao seu celular, ambas informações precisam ser registradas no aplicativo corretamente para confirmação do cadastro;
  5. Registre um nome para o aparelho que você utilizou para realizar o cadastro e utilize as funcionalidades do Caixa Tem.

Como pagar contas de água, luz e telefone pelo aplicativo?

Além do pagamento das contas residenciais, o aplicativo disponibiliza o pagamento de outros boletos através do leitor de código de barras. Para pagar contas de água, luz e telefone pelo Caixa Tem, siga os passos:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem no seu aparelho cadastrado;
  2. No menu de funcionalidades toque em “Realizar pagamentos”;
  3. O aplicativo abrirá um chat com duas opções, ler código com a câmera ou digitar código de barras;
  4. Ao selecionar a opção de leitura com a câmera, é preciso permitir que o aplicativo Caixa Tem tire fotos e grave vídeos através do seu celular;
  5. Depois disso, basta apontar a câmera para o código de barras do seu boleto e confirmar as informações registradas na tela do aplicativo antes de prosseguir;
  6. No caso da digitação, basta inserir os números do código de barras no aplicativo ou então copiar o código e colá-lo no espaço de digitação, caso esteja acessando o boleto digitalmente;
  7. Com a informação do código de barras inserido, por leitura com a câmera ou digitação, você precisa confirmar a conta de onde irá sair o valor a ser pago ou então trocar de conta, caso seja necessário;
  8. Confirme as informações da conta, como valores e dados de transferência antes de confirmar o pagamento, ou volte ao início se precisar corrigir alguma etapa do processo;
  9. Digite a sua senha de seis dígitos da Caixa Tem para confirmar o pagamento;
  10. Acesse o comprovante, baixando-o em seu celular ou compartilhando em outros aplicativos.

Também há a opção de assistir a um tutorial de como realizar pagamentos pelo Caixa Tem, disponibilizado no canal oficial da instituição financeira. Confira:

YouTube video

No caso de dúvidas ou necessidade de suporte, é possível acessar a Central de Ajuda no site da instituição, ou requisitar atendimento no próprio aplicativo. Ademais, a Caixa disponibiliza uma central de contato para seus usuários.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.