Os programas sociais criados pelo Governo Federal ajudam milhares de famílias em situações de vulnerabilidade financeira e social e que tenham registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais.
Mas você sabe como emitir o seu comprovante de inscrição do CadÚnico? Se a resposta for negativa, basta continuar a leitura que vamos te explicar o passo a passo.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único, popularmente conhecido com CadÚnico, é o registro que foi criado pelo Governo Federal para que pessoas e famílias de baixa renda possam ter acesso a diferentes programas sociais, em todo o Brasil.
Por isso, a emissão do comprovante de inscrição é fundamental, já que ele comprova que o cidadão tem direito de participar de um ou mais programas sociais.
Se você já fez a sua inscrição no CadÚnico, conheça a seguir o passo a passo para emitir o comprovante, pela internet e de forma presencial.
Emitir comprovante de inscrição pela internet
A documentação necessária para fazer a consulta online é:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e município onde a inscrição no CadÚnico foi realizada.
Baixe o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para a versão Android ou iOS e insira todas as informações solicitadas. Caso prefira, também pode acessar o site e solicitar a emissão do seu comprovante de inscrição no CadÚnico.
Depois que todos os dados forem confirmados pelo sistema, o comprovante de inscrição é emitido na mesma hora. Vale lembrar que esse documento traz informações referentes até 45 dias anteriores à data da solicitação. E o processo leva menos de 5 minutos. Depois é só imprimir e guardá-lo em um local seguro.
Emitir comprovante presencialmente
Primeiramente, você deve procurar o órgão público responsável por fazer o cadastro no CadÚnico da sua cidade. Caso tenha dúvidas, deve se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Clique aqui e encontre o posto de atendimento mais próximo da sua residência.
Em diversas cidades, o próprio CRAS faz o cadastramento das famílias no CadÚnico, bem como a emissão do comprovante. A documentação necessária é a mesma exigida na consulta pela internet, ou seja:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e município onde a inscrição no CadÚnico foi realizada.
Em menos de 1 hora, o cidadão pode conseguir a emissão do seu comprovante de inscrição no CadÚnico e se resguardar de quaisquer eventualidades que possam acontecer, ou que o impeçam de ter acesso aos programas sociais do Governo Federal. Vale destacar que esse serviço é totalmente gratuito.
Dúvidas mais frequentes
Conheça os principais questionamentos das pessoas a respeito da inscrição no CadÚnico:
Quais informações constam no comprovante do CadÚnico?
Todo comprovante de inscrição no CadÚnico vem com a seguintes informações:
- Data do cadastramento familiar;
- Data da última atualização efetivada no cadastro;
- Nome completo, data de nascimento e número do NIS de cada membro da família e do cidadão responsável;
- Relação de parentesco entre os membros da família com o responsável.
Qualquer pessoa pode se inscrever no CadÚnico?
Não. Esse registro, que permite o acesso aos programas sociais do Governo Federal, deve ser feito por famílias de baixa renda e que atendam as outras exigências do CadÚnico.
Ou seja, se uma pessoa está desempregada, por exemplo, mas a renda mensal familiar ultrapassar o valor máximo estipulado pelo governo, ela não poderá se cadastrar.
Qual o valor máximo da renda familiar aceito para fazer parte do CadÚnico?
A família deve ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606,00) ou possuir renda total de até três salários mínimos mensais (R$ 3.636,00), em 2022. Acima desses valores e dependendo da situação, o cadastro pode não ser aceito.
Em quais outras situações é possível fazer o cadastro no CadÚnico?
Conheça as duas situações específicas que permitem o cadastro no CadÚnico:
- Pessoas em situação de rua, ou que moram em albergues da prefeitura ou em qualquer outro tipo de abrigo que pertença a algum órgão público, seja sozinha ou com a família;
- Cidadãos ou famílias que não cumprem as exigências de renda, que não estejam em situação de vulnerabilidade social ou em situação de rua, mas que precisem efetuar o cadastramento no CadÚnico para receber auxílios específicos do governo.
Agora que você sabe como emitir o seu comprovante de inscrição e conhece os principais critérios para que o cadastro seja realizado, verifique se a sua família não tem direito de participar do CadÚnico e, consequentemente, dos programas sociais do Governo Federal.