Boa memória: confira 4 práticas que mantêm o cérebro ativo

Saiba como deixar o seu cérebro mais ativo e ter boa memória, através de quatro práticas que devem fazer parte da sua rotina.

Você anda se esquecendo das coisas com frequência e isso está afetando o seu aprendizado para encarar as provas do concurso? É hora de mudar essa situação. Confira quatro dicas incríveis para ter boa memória e manter o seu cérebro ativo. Se você colocar todas elas em prática, vai notar uma considerável melhora em pouco tempo.

1- Jogos de memória são excelentes

continua depois da publicidade

Quando o assunto é ter boa memória e manter o cérebro ativo, realizar atividades que estimulam a mente são ótimas opções. Por isso, que tal investir em jogos que auxiliem no desenvolvimento das suas habilidades mentais e de raciocínio? Algumas brincadeiras lúdicas aguçam a capacidade de dedução, organização e concentração.

Leia também

Por isso, os jogos de memória melhoram a sua capacidade cognitiva e demais habilidades necessárias para fortalecer as funções mentais, que são essenciais para manter o cérebro mais ativo. Por exemplo, jogos de tabuleiro em geral, como xadrez, dama ou detetive, são excelentes formas de treinar a mente.

Pelo fato de exigirem uma maior concentração, a sua capacidade de manter o foco vai aumentar bastante (o que é ótimo na hora de estudar para as provas). Além disso, essa prática também minimiza os temidos efeitos da degeneração celular, que é algo comum quando envelhecemos.

continua depois da publicidade

2- Tenha um sono de qualidade

Se você quer ter boa memória e manter o cérebro ativo, jamais deve abrir mão de um sono de qualidade. Enquanto dormimos, todas as informações novas são retidas em nossa mente e as funções cerebrais estão a todo vapor, durante as diversas fases do sono.

Por isso, é preciso dormir bem todas as noites, já que o corpo e mente precisam disso. Se você sofre de insônia ou dorme mal, a sua memória pode ser seriamente afetada. E isso significa que a sua capacidade de aprendizado não será das melhores no dia a dia.

Se você acorda sempre cansado, com aquela baita indisposição ou com a sensação de que não dormiu nada, o seu sono não é de qualidade. Um sono reparador é imprescindível para a preservação das nossas funções cognitivas, principalmente a memória e concentração. Dessa forma, procure dormir bem. Fechado, concurseiro?

continua depois da publicidade

3- Adquira o hábito da leitura

Mais uma excelente maneira de ter boa memória e manter o cérebro ativo. A leitura diária, além de ser uma ótima forma de aprender cada vez mais, estimula a memória e ainda mantém as funções cognitivas sempre funcionais.

Essa importante atividade intelectual garante um desempenho satisfatório das funções cerebrais e o bem-estar mental. Vale ressaltar que a leitura precisa ser, acima de tudo, prazerosa e sempre de acordo com as preferências de cada indivíduo. Ler por obrigação, nem pensar.

Não importa o gênero da leitura: romance, autoajuda, ação, ficção, literatura, fantasia, aventura, dentre outros. O mais importante é que você sinta prazer com o livro que está em mãos e fique estimulado a pensar ainda mais. Mas lembre-se: a leitura precisa se tornar um hábito.

continua depois da publicidade

4- Procure desenvolver novas habilidades

Finalmente, a última dica para ter boa memória e manter o cérebro ativo é procurar desenvolver novas habilidades no dia a dia. Quando nos deparamos com algo que nunca fizemos antes, a nossa mente é estimulada a raciocinar. Além disso, as áreas do cérebro que são responsáveis pelo raciocínio lógico também são bastante exigidas.

Quanto mais você estimular a sua mente a aprender algo novo, mais ativo o seu cérebro vai ficar. Por isso, que tal se arriscar a aprender um outro idioma, a cozinhar, a tocar um novo instrumento musical ou desenvolver uma nova habilidade técnica no seu trabalho? Tudo que estimule a sua mente e lhe dê prazer em fazer, está valendo.

continua depois da publicidade

Quando estimulamos a mente com atividades prazerosas, o cérebro libera substâncias importantes que são responsáveis pelo controle emocional e bom humor. Por isso, quando somos estimulados a aprender algo novo, novos neurônios são aguçados, o que se traduz em uma maior capacidade de absorção de novas informações. E isso é excelente para qualquer concurseiro que deseja ser aprovado.

Agora que você sabe como ter boa memória e manter o cérebro ativo, basta colocar em prática as dicas acima e aumentar as chances de passar nas provas do concurso público. Boa sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade