Categorias: Benefícios Sociais

Saiba quem terá o Bolsa Família cancelado até novembro

É necessário atualizar o CadÚnico para não perder a elegibilidade ao Bolsa Família. Confira mais informações.

O Ministério da Cidadania divulgou as regras e o calendário da revisão cadastral para brasileiros que fazem parte de programas sociais do governo, inclusive o Bolsa Família. Conforme as informações divulgadas, a medida afeta aqueles que estão com o CadÚnico desatualizado.

Vale lembrar que, além do critério de renda relacionado ao Bolsa Família (per capita de até R$ 218), o governo exige que os dados do CadÚnico estejam sempre atualizados para que os beneficiários continuem recebendo as parcelas mensais do programa.

O procedimento havia sido "congelado" durante a época da pandemia, mas, no geral, é necessário que as informações fiquem, no máximo, 24 meses sem atualização. Em nossa matéria, você confere os beneficiários do Bolsa Família que podem ter o benefício cancelado em novembro.

Por que é necessário atualizar o CadÚnico regularmente?

O CadÚnico é considerado como a porta de entrada para os programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás. A base de dados mapeia as pessoas em situação vulnerável.

Com as informações atualizadas no sistema, o governo consegue identificar quem ainda se enquadra nas regras de cada programa, o que facilita a inclusão dos elegíveis, dependendo dos critérios de cada benefício em vigência no país.

Além disso, sabemos que dados pessoais podem passar por mudanças ao longo do tempo. Podemos citar como exemplo a alteração de endereço ou até mesmo da renda familiar por pessoa. A ideia da atualização é manter o alinhamento das regras de cada programa social.

Como atualizar o CadÚnico?

De acordo com o Ministério da Cidadania, o CadÚnico pode ser atualizado diretamente na unidade onde as famílias realizaram a inscrição na base de dados. A equipe de atendimento pode, na ocasião, solicitar alguns documentos pessoais para realizar o procedimento.

Mais informações são disponibilizadas pelo telefone 121 do Ministério da Cidadania ou no site oficial do programa Bolsa Família.

Quem terá o Bolsa Família cancelado em novembro

Nós já noticiamos todas as informações relacionadas ao novo calendário do CadÚnico. A revisão cadastral deste ano é direcionada aos beneficiários que não atualizam a base de dados desde 2019, 2018 ou ano anterior.

Em setembro, o Ministério da Cidadania fez a convocação das famílias que se enquadram no "grupo 2". A lista inclui os beneficiários de programas sociais que estão com o cadastro desatualizado desde 2018 ou ano anterior.

Caso eles não realizem o procedimento até este mês de outubro, terão o benefício bloqueado. O cancelamento deverá ocorrer em novembro se a situação persistir. Por isso, é importante ficar atento e efetuar a atualização do CadÚnico o quanto antes para evitar a perda das parcelas.