No dia 26 de junho, teve início o pagamento da segunda parcela do 13º salário destinado aos aposentados e pensionistas. Além disso, o calendário também contempla o benefício normal desse mês. Os depósitos seguem até o dia 7 de julho, e os primeiros a receber são os beneficiários que têm direito a até um salário mínimo por mês.
É importante ressaltar que o valor da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS será menor que aquele já pago em maio, uma vez que há o desconto do Imposto de Renda.
Calendário INSS: quem recebe os valores em junho?
Conforme divulgado pelo Governo Federal, o pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS será realizado simultaneamente ao pagamento normal do benefício em junho. Sendo assim, aposentados e pensionistas notarão que os repasses desse mês estão maiores.
O cronograma escalona os beneficiários conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Nesta terça-feira (27), um novo grupo recebe os valores. Veja as datas:
Para quem recebe até um salário
- Final do NIS 1 – pagamento foi realizado em 26 de junho;
- Final do NIS 2 – pagamento em 27 de junho (HOJE);
- Final do NIS 3 – pagamento em 28 de junho;
- Final do NIS 4 – pagamento em 29 de junho;
- Final do NIS 5 – pagamento em 30 de junho;
- Final do NIS 6 – pagamento em 3 de julho;
- Final do NIS 7 – pagamento em 4 de julho;
- Final do NIS 8 – pagamento em 5 de julho;
- Final do NIS 9 – pagamento em 6 de julho;
- Final do NIS 0 – pagamento em 7 de julho.
Para quem recebe mais de um salário mínimo
- Final do NIS 1 e 6 – pagamento em 3 de julho;
- Final do NIS 2 e 7 – pagamento em 4 de julho;
- Final do NIS 3 e 8 – pagamento em 5 de julho;
- Final do NIS 4 e 9 – pagamento em 6 de julho;
- Final do NIS 5 e 0 – pagamento em 7 de julho.
13º salário do INSS: quem tem direito?
Todos os segurados do INSS que receberam a primeira parcela do 13º salário em maio têm direito à segunda parcela nesse mês de junho. Isso inclui quem recebe os seguintes benefícios:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão.
Entretanto, o benefício não é para todos. Quem começou a receber aposentadoria a partir de maio, terá o abono natalino em parcela única no mês de novembro. Vale ressaltar que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13° salário do INSS.
Como saber o valor do 13º do INSS?
O valor a ser recebido como 13º salário é igual ao valor do benefício previdenciário mensal já recebido pelos segurados do INSS. Entretanto, o pagamento ocorre em duas parcelas. A primeira já foi paga e corresponde a 50% do benefício, porém, sem qualquer desconto.
A segunda parcela, que começou a ser paga conforme o calendário informado no tópico anterior, é a outra metade do benefício. Contudo, ela terá descontos do Imposto de Renda.
Para saber mais detalhes sobre o valor a receber, você deverá acessar o site Meu INSS e fazer a consulta utilizando o seu login.
Após entrar no site, você deverá acessar a opção “extrato de pagamento”, que fica na tela inicial. Dessa forma, poderá conferir o valor do benefício do INSS mensal (código 101), bem como do 13º (código 104).
Se preferir, você pode utilizar o aplicativo Meu INSS (Android ou iOS) e fazer o login pelo cadastro do Gov.BR.
Uma terceira opção é fazer a consulta pela central telefônica que funciona no número 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 07h às 22h. Esses formatos de consulta servem tanto para o 13° salário do INSS, como para a parcela normal de junho.