Auxílio Gás: último lote do ano será pago em breve; saiba consultar pelo CPF

O último lote do ano do Auxílio Gás será pago em breve. A consulta dos valores pode ser facilmente realizada por meio do CPF.

O último lote do Auxílio Gás, programa governamental que busca auxiliar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha, será pago em breve. De caráter bimestral, o último envio das parcelas ocorreu em outubro. A partir de agora, beneficiários já podem aguardar pelos valores do benefício deste mês.

continua depois da publicidade

O pagamento deste benefício é feito em conjunto com as parcelas do Auxílio Brasil. Em outubro, os cidadãos receberam os valores entre os dias 11 e 25, com datas antecipadas. Inicialmente, no calendário constavam envios entre os dias 18 e 31.

Assim como ocorreu nos últimos meses, o valor do benefício será de 100% do valor da média nacional do botijão, no padrão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

O valor também é calculado mensalmente com base em uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Por meio de sua divulgação, ela informa o valor da média dos seis meses anteriores, tendo como referência o preço nacional do botijão padrão.

continua depois da publicidade
Leia também

Antes desta atualização, beneficiários recebiam apenas 50% do valor total. Por meio dela, o vale-gás passou a custar em média R$ 112. Contudo, é provável que este seja o último mês de pagamento das parcelas cheias e, no ano que vem, as famílias podem voltar a receber 50%, caso não haja alteração do novo governo.

Auxílio Gás: regras e calendário

O Auxílio Gás é um benefício social mantido pelo Governo Federal e trabalha com a transferência de renda para famílias em situação vulnerável. Ele possui critérios específicos para atender os cidadãos e nas regras de elegibilidade estão inclusas:

continua depois da publicidade
  • Famílias que possuam inscrição regular e atualizada no Cadastro Único;
  • Famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com cadastro regular e atualizado no Cadastro Único, incluindo as inscritas em outros programas do governo;
  • Famílias com residentes inscritos no BPC/Loas, mesmo que não tenham registro no Cadastro Único.

Mesmo com a antecipação do calendário de outubro, as datas deste mês seguem as mesmas definidas inicialmente na relação oficial. Novamente, as parcelas são pagas junto dos valores do Auxílio Brasil, fazendo com que a sequência de ambos seja a mesma.

É importante ter em mente que os pagamentos são feitos com base no Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Assim, cartões e senhas utilizados para sacar o Auxílio Brasil também funcionam para o vale-gás. No caso do calendário, as datas de liberação são as seguintes:

  • NIS final 1: 12 de dezembro de 2022;
  • NIS final 2: 13 de dezembro de 2022;
  • NIS final 3: 14 de dezembro de 2022;
  • NIS final 4: 15 de dezembro de 2022;
  • NIS final 5: 16 de dezembro de 2022;
  • NIS final 6: 19 de dezembro de 2022;
  • NIS final 7: 20 de dezembro de 2022;
  • NIS final 8: 21 de dezembro de 2022;
  • NIS final 9: 22 de dezembro de 2022;
  • NIS final 0: 23 de dezembro de 2022.

Como consultar as parcelas do Auxílio Gás pelo CPF

A consulta deste benefício pode ser facilmente realizada por meio do CPF. Para isso, basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil, disponível para Android e iOS, e inserir o documento no login.

continua depois da publicidade

Os beneficiários também podem utilizar o aplicativo Caixa Tem, igualmente disponível para Android e iOS, seguindo o mesmo passo a passo. Por fim, na Central de Atendimento da Caixa, a consulta é realizada ligando para o telefone 111 e informando o CPF.

Quaisquer dúvidas ou necessidade de suporte especializado podem ser atendidos entrando em contato com o Ministério da Cidadania, no número 121. A ligação é gratuita para telefones fixos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade