Confirmado: INSS pagará benefício dobrado em novembro; veja regras

INSS pagará benefício dobrado. Os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte e auxílios específicos podem ter direito.

O INSS pagará benefício dobrado em novembro para alguns beneficiários. Essa quantia corresponde ao 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social para os aposentados, pensionistas e demais segurados que começaram a receber o benefício do INSS a partir de maio deste ano.

continua depois da publicidade

Assim, o pagamento do 13º salário deve ser realizado por meio de cota única, paga no final de 2022 junto ao benefício regular do mês-base. Por isso do pagamento dobrado.

Lembrando que a antecipação do abono em 2022 foi um direito de todos os segurados que, durante este ano, receberam auxílio por motivos como incapacidade temporária, aposentadoria, pensão por morte e modalidades como auxílio-acidente e reclusão.

Dessa maneira, a gratificação geralmente não é paga aos cidadãos que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia.

continua depois da publicidade
Leia também

INSS pagará benefício dobrado em novembro

benefícios do INSS, benefícios pouco conhecidos do inss, Benefícios desconhecidos INSS, benefícios INSS

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

O calendário de pagamentos do 13º salário começa no mês de novembro e, por esse motivo, alguns beneficiários terão direito ao valor dobrado neste mês: parcela normal e décimo terceiro.

Os segurados que começaram a receber as quantias a partir do mês de maio de 2022 tiveram as cotas únicas destinadas aos meses de novembro e dezembro de 2022. É importante salientar que o instituto realiza a divisão dos pagamentos pelos segurados que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem acima do piso.

continua depois da publicidade

Assim, há dois calendários distintos de pagamentos do abono. Enquanto o primeiro vai de novembro a dezembro, o segundo segue por cinco dias no mês de dezembro

Para conferir o dia do pagamento, o cidadão precisa saber o número de seu benefício, pois cada um é composto por numeração única, padrão de 10 dígitos, denominado de Número do Benefício (NB). O dígito que vale para definir a data de recebimento é o penúltimo.

Confira, logo a seguir, o calendário do lote do 13º salário daqueles que recebem até um salário mínimo:

continua depois da publicidade
  • Penúltimo NB 1: 24 de novembro de 2022;
  • Penúltimo NB 2: 25 de novembro de 2022;
  • Penúltimo NB 3: 28 de novembro de 2022;
  • Penúltimo NB 4: 29 de novembro de 2022;
  • Penúltimo NB 5: 30 de novembro de 2022;
  • Penúltimo NB 6: 1 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 7: 2 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 8: 5 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 9: 6 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 0: 7 de dezembro de 2022.

Já os segurados que recebem valores acima de um salário mínimo devem se orientar pelo seguinte calendário:

  • Penúltimo NB 1 ou 6: 1 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 2 ou 7: 2 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 3 ou 8: 5 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 4 ou 9: 6 de dezembro de 2022;
  • Penúltimo NB 5 ou 0: 7 de dezembro de 2022.

Como consultar o lote extra do 13º salário do INSS?

Para conferir quais são os valores disponíveis, o cidadão poderá realizar a consulta por meio de ligação telefônica, pelo site ou pelo aplicativo.

Quem decidir realizar a consulta no aplicativo deve acessar o Meu INSS, que está disponível para Android e iOS. Para isso, será necessário buscar pela aba de benefícios listados no menu de funcionalidades disponíveis.

A consulta por telefone deve ser realizada junto à Central de Atendimento pelo número 135. Na ferramenta, o segurado deverá informar o número do seu CPF e outras informações cadastrais para confirmar sua identidade e evitar fraudes.

Em seguida, será preciso informar qual o benefício que deseja consultar e aguardar o atendente realizar a pesquisa na plataforma. O atendimento nesse local pode ser solicitado de segunda a sábado, entre 7h e 22h.

Por fim, os segurados também podem realizar consultas no site Meu INSS, que reúne os serviços digitais do instituto. Com o login na tela inicial, será possível selecionar a opção “Extrato de Pagamento” para consultar detalhes como valores, data e instituição financeira responsável pela transferência.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade