Saldo do FGTS pode ser consultado pelo CPF; veja como funciona

Direito de trabalhadores, o FGTS oferece consultas do saldo da conta também pelo CPF. Benefício é assegurado para quem tem carteira assinada.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores que possuem carteira assinada. Criado para proteger colaboradores, todo mês a empresa empregadora deposita 8% do salário de cada um em uma conta especial.

continua depois da publicidade

Essa conta funciona como uma espécie de fundo de reserva que auxilia em caso de demissão do colaborador, por exemplo. Todavia, o saldo do FGTS pode ser consultado pelo CPF, de maneira rápida e fácil. Veja a seguir como funciona esta maneira de consultar o saldo do FGTS pelo CPF.

O que é o FGTS?

A sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado para a proteção do trabalhador demitido sem justa causa. Nesse sentido, é realizada a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Leia também

Assim, os empregadores depositam todos os meses o valor de 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído por todos os depósitos mensais, e os valores pertencem aos trabalhadores (em algumas situações podem usar o dinheiro).

continua depois da publicidade

Tem direito ao FGTS, os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além de trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais. O saque do FGTS é permitido em algumas situações além da demissão, como:

  • Saque de até R$ 1 mil (extraordinário);
  • Saque para quitar dívidas imobiliárias;
  • No momento da aposentadoria;
  • Adquirir casa própria;
  • Saque calamidade, em desastres naturais;
  • Em caso de doença grave.

Consulta do saldo do FGTS pode ser feita pelo CPF

A consulta do saldo do FGTS feitas pelo CPF pode ajudar bastante. Nesse sentido, o CPF funciona como caminho para a pesquisa do PIS de cada trabalhador, necessário para consultar o saldo do FGTS.

continua depois da publicidade

Todavia, a consulta do PIS pode ser feita a partir do portal Meu INSS, pelo site da Caixa e também pelo aplicativo do FGTS. Entretanto, a consulta do saldo do FGTS pelo CPF pode ser feita de algumas maneiras. Veja como funciona:

Consultar FGTS pelo aplicativo

Com o aplicativo devidamente instalado, o usuário deverá se cadastrar e preencher dados pessoais (CPF, nome, nascimento, etc.) e configurar uma senha. Cadastro feito, para entrar no aplicativo basta informar o CPF e a senha.

Por ele é possível consultar o saldo do FGTS, solicitar saques, indicar uma conta de qualquer outro banco para receber o dinheiro, além de enviar documentos e acompanhar todas as etapas do andamento do processo.

continua depois da publicidade

Por mensagens de celular (SMS)

O saldo do FGTS também pode ser consultado pelo serviço de mensagens via SMS, enviadas em celular de uso pessoal. O cadastro para utilizar o serviço é feito de maneira gratuita e fornece informações todos os meses, sobre depósitos e outras informações.

Outras formas de consultar FGTS

O saldo do FGTS também pode ser consultado pelo Internet Banking, caso seja cliente da Caixa (acessando pelo computador ou aplicativo da Caixa no celular e tablet). Também é possível receber por correspondência. Para isso é preciso informar o endereço residencial em uma agência da Caixa ou ligar no telefone 0800 726 01 01.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade