Saiba como consultar Auxílio Gás de outubro por meio do seu CPF

Os beneficiários do programa podem consultar Auxílio Gás de outubro por meio do seu CPF, por telefone, site ou aplicativo.

Os pagamentos das parcelas do Auxílio Brasil e consequentemente do Vale Gás foram antecipados neste mês. Tendo sido iniciados na última terça-feira (11) para beneficiários de NIS com final 1, os valores serão depositados até o dia 25. Deste modo, saiba como consultar o Auxílio Gás de outubro por meio do seu CPF.

continua depois da publicidade

Inicialmente, os beneficiários dos auxílios receberiam seus valores entre os dias 18 e 31 de outubro. Com a antecipação, o calendário deve terminar pouco antes do final do mês. Vale lembrar que o Auxílio Gás é um benefício bimestral, portanto, os cidadãos não receberam parcelas em setembro, e não devem receber em novembro.

Assim como ocorreu em agosto, o valor do benefício neste mês é de 100% do valor da média nacional do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Anteriormente, eram pagos apenas 50%. Com a mudança, o valor do Vale Gás passou para R$ 112. As parcelas cheias só serão pagas até dezembro, e em janeiro do ano que vem, as famílias voltam a receber a média de 50%.

continua depois da publicidade
Leia também

Mais de 5,98 milhões de famílias recebem o auxílio em outubro. Em agosto, os valores de R$ 110 foram pagos a 5,6 milhões de famílias. Para consultar o Auxílio Gás de outubro, os beneficiários podem utilizar apenas seu CPF.

Como consultar Auxílio Gás de outubro por meio do seu CPF

A forma mais simples de consultar o Vale Gás é por meio do CPF. Assim, é possível entrar em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111, ou 121 do Ministério da Cidadania.

continua depois da publicidade

Durante a ligação, o beneficiário deve informar o CPF e outros dados pessoais que possam confirmar sua identidade. A partir de então, é preciso informar o programa social que o cidadão deseja consultar, ou seja, o Auxílio Gás.

Da mesma forma, é possível consultar as parcelas por meio do aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem. Todas as informações estarão disponíveis após inserir o CPF e a senha no login.

Vale lembrar que os pagamentos do auxílio são feitos em meses pares, nas mesmas datas que as parcelas do Auxílio Brasil, com base no Número de Identificação Social (NIS). Cartões e senhas utilizados para sacar o Auxílio Brasil podem ser utilizados para receber o Vale Gás.

continua depois da publicidade

Os saques podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou terminais de autoatendimento. Igualmente, o benefício pode ser pago na modalidade poupança social digital do Caixa Tem.

Sobre o Auxílio Gás

O Vale Gás é um direito de todas as famílias inscritas no Cadastro Único que tenham renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Da mesma forma, famílias que tenham entre seus membros pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) também podem receber as parcelas.

Por outro lado, o auxílio é concedido de forma preferencial às famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica, que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de emergência.

O valor do benefício é calculado com base em uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Divulgada mensalmente, ela informa o valor da média dos seis meses anteriores, com referência ao preço nacional do botijão de 13kg.

O cálculo de renda mensal não inclui os benefícios do Auxílio Brasil. Não é preciso deixar de receber outros benefícios para ter direito ao Auxílio Gás.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade