Novo pente-fino do Auxílio Brasil pode cortar benefícios neste ano; veja regras

Processo de focalização do novo pente-fino do Auxílio Brasil possui três públicos definidos que devem passar pela revisão.

O programa Auxílio Brasil está passando por um novo pente-fino por meio do Ministério da Cidadania desde setembro. A revisão busca englobar mais categorias de beneficiários, e o processo, chamado de focalização, deve cortar o auxílio de famílias com renda superior ao limite já estabelecido.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o programa é um direito de todas as famílias que estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza, com renda per capita mensal de até R$ 210. Igualmente, grupos em regra de emancipação, ou seja, quando algum familiar consegue um emprego e a renda sobre. Nesse caso, o limite deve ser de até R$ 525 mensais.

Em relação ao novo pente-fino do Auxílio Brasil, o processo passou a valer no início de setembro por meio de publicação de uma instrução normativa no Diário Oficial da União. No texto, desde o mês passado, três novos públicos passaram a fazer parte das revisões: as categorias quatro, cinco e seis.

Já as normas da focalização em si foram definidas em fevereiro, também por meio de portaria. O documento delimitou as medidas necessárias para que a verificação periódica das informações das famílias seja feita. Caso o grupo esteja fora das regras, ele deixa de receber a renda mensal.

continua depois da publicidade
Leia também

Regras do novo pente-fino do Auxílio Brasil

A definição dos três novos públicos que devem passar pelo pente-fino foi feita em função da gravidade das inconsistências. O grupo quatro inclui todas as famílias que já haviam sido convocadas pela averiguação cadastral ou pela focalização do primeiro semestre.

Estas famílias não têm direito ao benefício, mas voltaram a fazer parte do CadÚnico. Neste sentido, a situação do grupo quatro é a mais grave. Ela configura reincidência na inconsistência cadastral em um curto espaço de tempo e pelo mesmo motivo identificado na primeira focalização. Assim, terão os benefícios cancelados.

continua depois da publicidade

Esta categoria possui cidadãos que já recebem algum tipo de benefício previdenciário ou assistencial, como a aposentadoria. No caso do grupo cinco, é essencial que as famílias incluídas neste público tenham atualizado seu cadastro ainda em setembro. Caso contrário, terão o benefício bloqueado por dois meses, podendo até mesmo ser cancelado a partir de dezembro.

Por fim, no público seis, estão famílias com dados inconsistentes e falhas no CadÚnico, como atualização de documentos, por exemplo. Este grupo deve ser reavaliado mensalmente, e só será possível voltar ao cadastro caso resolvam a pendência.

Sobre o Auxílio Brasil

O programa Auxílio Brasil é oferecido às famílias que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social. Para entrar no sistema, é necessário atender uma série de critérios de elegibilidade, como ter renda per capita classificada como situação de pobreza ou extrema pobreza, e ter seus dados atualizados no CadÚnico nos últimos 24 meses.

continua depois da publicidade

Igualmente, é essencial não ter informações divergentes entre aquelas declaradas no cadastro e outras bases de dados federais. Assim, torna-se mais difícil entrar no pente-fino do programa e correr o risco de perder o direito às parcelas mensais.

Seja como for, a seleção para o Auxílio Brasil é feita de forma automática. O processo considera a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e qual é o limite orçamentário anual do programa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade