Saiba como consultar benefício do INSS pelo CPF e sem sair de casa

Veja o passo a passo de como consultar benefício do INSS pelo CPF e entenda como funciona o procedimento, que pode ser feito por meio eletrônico, sem sair de casa.

A consulta dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser feita de casa, sem que o segurado precise se deslocar para uma das agências. Neste sentido, veja como é possível consultar benefício do INSS pelo CPF.

continua depois da publicidade

É comum que o processo possa gerar algumas dúvidas, como por qual canal solicitar ou quais documentos são necessários. Normalmente, a consulta deve ser feita por meio de um número específico do benefício previdenciário, informado na carta de concessão. Contudo, lembrar dele pode nem sempre ser fácil.

Deste modo, entender por quais canais realizar a consulta e de que forma proceder é essencial. A maioria dos detalhes sobre questões do INSS podem ser conferidas por site, aplicativo ou telefone.

Entenda como consultar benefício do INSS pelo CPF

Leia também

As três formas de consultar um benefício listadas a seguir necessitam do CPF do segurado. Assim, ao prosseguir, é importante ter em mente que o documento será solicitado para que as informações possam ser verificadas.

continua depois da publicidade

Pelo site

O pagamento do benefício previdenciário é normalmente consultado por meio do site Meu INSS. A plataforma reúne diversos serviços digitais do instituto.

Para acessá-la, é preciso fazer o login com o número do CPF e a senha. Logo no primeiro acesso, o usuário deve fazer seu cadastro.

Após fazer o cadastro, na tela inicial, só é preciso clicar em “Extrato de Pagamento“. A partir de então, as informações sobre o benefício já estarão disponíveis. O site também permite que sejam feitos agendamentos e outras consultas.

continua depois da publicidade

Pelo aplicativo

Igualmente, o aplicativo “Meu INSS”, disponível para sistemas Android e iOS, oferece boa parte das ferramentas utilizadas no site do instituto. Após fazer o download, o mesmo login com o número do CPF deve ser feito, ou o cadastro para usuários de primeiro acesso.

Os serviços disponíveis no aplicativo e histórico de informações do segurado serão listados na ferramenta, mas as informações são as mesmas do site.

Por telefone

Tanto as consultas de benefícios do INSS e informações gerais sobre cada um estão disponíveis na central de atendimento por telefone. Deste modo, basta o beneficiário ligar no número 135 e informar seu CPF.

continua depois da publicidade

Durante a ligação, um responsável deve solicitar a confirmação de algumas informações cadastrais, utilizadas para evitar fraudes e proteger os dados do cliente.

Vale lembrar que o atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ligações feitas por telefone fixo ou público não têm custo.

Com base no que é informado pelo instituto, até mesmo dar entrada em um benefício pode ser feito de forma remota. Existem mais de 90 serviços que podem ser solicitados pelo site ou aplicativo, como por exemplo:

  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal.

A documentação pode ser enviada de forma digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular por meio das ferramentas disponibilizadas nas plataformas. Feita a solicitação, é possível acompanhá-la com o número de protocolo e requerimento.

Por fim, após a análise, o INSS oferece um dos seguintes diagnósticos para o que foi solicitado: habilitado, deferido ou indeferido.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade