Quando sai o empréstimo para Auxílio Brasil? Veja PRAZO previsto

Modalidade de empréstimo consignado permite que beneficiários do programa Auxílio Brasil possam ter desconto direto na fonte.

O empréstimo consignado para beneficiários do programa Auxílio Brasil deveria ter começado em setembro, de acordo com divulgação do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. Por conta de alguns entraves, porém, a possibilidade de empréstimo para o Auxílio Brasil ainda deve demorar algum tempo para ser liberada.

continua depois da publicidade

Neste sentido, a lei que permite a modalidade de crédito, com desconto direto na fonte, foi sancionada no começo de agosto de 2022. Da mesma forma, um decreto que regulamenta as concessões foi publicado logo depois. Mesmo assim, os beneficiários ainda não podem fazer o empréstimo.

Antes que as operações possam ser iniciadas, o Ministério da Cidadania ainda deve editar as normas complementares que permitem que as instituições financeiras sigam com o processo. De acordo com Bento, o empréstimo consignado já estaria em operação neste mês.

Previsão de liberação do empréstimo do Auxílio Brasil

Leia também

Apesar das previsões de Ronaldo Bento e do andamento da criação da ferramenta, acredita-se que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil não deva sair antes do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro de 2022.

continua depois da publicidade

Neste sentido, existem rumores de que integrantes do governo tenham admitido que a medida ainda enfrenta dificuldades. O atraso na liberação do modelo se dá por conta de divergências em relação à taxa de juros que será cobrada no empréstimo, e o governo possui a preocupação de que os beneficiários possam acabar se endividando.

Seja como for, como já sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o crédito já está garantido; a partir de então, tudo depende da regulamentação por parte do ministério. Até o momento, cerca de 17 instituições financeiras já confirmaram que devem operar o serviço, incluindo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.

continua depois da publicidade

Entenda o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A modalidade divulgada pelo governo permitirá que milhões de brasileiros inscritos no Auxílio Brasil possam solicitar linhas de crédito com taxas de juros mais baixas que o normal, ou seja, as utilizadas no mercado financeiro.

Com o empréstimo oferecido aos beneficiários, existe ainda um desconto direto nas parcelas que serão recebidas mensalmente. O limite é de até 40% para comprometimento dos ganhos a cada mês por meio do processo.

Com base no texto publicado no Diário Oficial da União, o desconto do pagamento do empréstimo jamais poderá ser superior ao limite previsto por lei.

continua depois da publicidade

É importante ter em mente que o empréstimo consignado possui uma taxa de juros menor que a comum. Contudo, todo pedido de crédito ainda possui riscos, que devem ser considerados com cautela.

O propósito do Auxílio Brasil é servir indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao comprometer os valores do programa por meio do empréstimo, o beneficiário pode estar colocando em risco seu próprio modo de sobrevivência, já que pode não usufruir de parte ou da totalidade dos itens básicos fornecidos para sua família.

Por conta dos juros, o empréstimo ainda faz com que o cidadão precise pagar um valor a mais por um serviço ou produto. Assim, o recomendado é guardar recursos ao longo dos meses, ao invés de utilizá-los para o processo. Deste modo, evita-se acabar com dívidas.

As instituições financeiras devem se beneficiar da modalidade, já que o recebimento dos valores estará garantido na folha de pagamento. Mas é essencial tomar cuidado com os golpes, já que criminosos já começaram a oferecer falsos empréstimos. É preciso buscar locais de confiança e desconfiar de propostas exageradas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade