Quem terá direito ao novo cartão do Auxílio Brasil em 2022?

O novo cartão do programa é uma versão modernizada, com chip na função débito, para que os usuários façam compras de forma simplificada.

Um novo cartão do programa Auxílio Brasil de 2022 será aos poucos disponibilizado aos beneficiários do programa. A ferramenta é uma versão modernizada da antiga, com chip na função débito, e permite que os usuários possam fazer compras, movimentar a conta e controlar as despesas.

continua depois da publicidade

Além disso, será possível permitir pagamentos e saques totais ou parciais do benefício. Por meio da atualização, o programa de transferência de renda deve ficar ainda mais eficiente, dando liberdade aos beneficiários.

Um dos detalhes cruciais da mudança também implica na ampliação das ferramentas de segurança do cartão. Afinal, por meio da tecnologia do chip de contato, quaisquer riscos de clonagem serão diminuídos, impedindo que os beneficiários passem por situações conflitantes no programa.

Quem deve receber o novo cartão do Auxílio Brasil

Leia também

Inicialmente, o novo cartão do Auxílio Brasil será enviado aos beneficiários do programa que utilizam a modalidade poupança social digital. Deste modo, a emissão será feita de forma gradual e para um público de cerca de 6,6 milhões de famílias ingressaram no programa a partir de novembro de 2021.

continua depois da publicidade

Ainda no primeiro mês de emissão do cartão, por exemplo, foram produzidos aproximadamente 3,2 milhões de cartões. Já em relação ao público prioritário, o governo federal levou em conta a questão da qualidade dos canais de pagamento que estão em cada região, focando em municípios sem canais de pagamento da Caixa.

Da mesma forma, regiões com canais de pagamento sobrecarregados foram priorizados.

Como utilizar o novo cartão

No momento em que o usuário recebe a ferramenta, já é possível cadastrar a senha para uso em locais como unidades lotéricas, agências da Caixa e por meio do aplicativo do Caixa Tem.

continua depois da publicidade

O cartão permite que os beneficiários façam compras sem burocracia em locais comuns, como farmácias, lojas, mercados, postos de gasolina e qualquer estabelecimento que aceite cartões na função de débito. Deste modo, as transações são simplificadas, bem como a qualidade dos processos dos auxiliados.

Vale lembrar que o Ministério da Cidadania realiza um acompanhamento constante do sistema, bem como a gestão, avaliação e auditoria da execução dos serviços que possuam relação com a emissão dos cartões. Já a Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pela produção dos cartões em si, e pelo atendimento dos usuários.

continua depois da publicidade

Sobre o Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um programa do governo que integra em um só várias políticas públicas de assistência social, de educação, saúde, emprego e renda. Por meio da transferência direta e indireta de renda, é possível auxiliar famílias que estejam em situação de pobreza e extrema pobreza em todo o território do Brasil.

Os beneficiários do programa recebem, mensalmente, parcelas de R$ 600, valor atualizado do antigo R$ 400, que deve continuar sendo enviado até dezembro.

Deste modo, é possível simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dos grupos que recebem os valores, para que possam alcançar autonomia e superar a vulnerabilidade social.

Toda a coordenação do Auxílio Brasil é feita pelo Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e enviar os recursos necessários para pagamento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade