Quer ter meia-entrada em cinemas e shows? Veja como obter a ID Jovem

Carteirinha do programa ID Jovem permite que jovens tenham acesso a benefícios como meia-entrada para vários eventos artístico-culturais e esportivos.

A Identidade Jovem, ou ID Jovem, é um documento totalmente gratuito e que pode ser emitido virtualmente, que permite que os jovens de baixa renda tenham acesso a vários benefícios. A ID Jovem oferece meia-entrada em diversos eventos artístico-culturais e esportivos, bem como outros lazeres como cinema, teatros e shows.

continua depois da publicidade

Da mesma forma, a ID Jovem ainda permite que estudantes tenham duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto em transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário que se encaixe na categoria convencional. Fica isento o pagamento da taxa para emissão da Carteira de Identidade Visual (CIE).

Todo o processo da identidade jovem está disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015. Ela garante acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude para milhões de brasileiros que obedeçam os critérios de elegibilidade.

Quem pode obter a ID Jovem?

Leia também

Este benefício é oferecido a todos os jovens de baixa renda que tenham entre 15 a 29 anos. Para que eles sejam beneficiário do programa, é preciso atender a alguns requisitos, de forma cumulativa:

continua depois da publicidade
  • Ter entre 15 a 29 anos de idade;
  • Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • Estarem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com cadastro atualizado nos últimos 24 meses, ou 2 anos.

Vale lembrar que não é necessário que o beneficiário esteja estudando. Ele apenas é oferecido para todos aqueles que se configurem como jovens.

O acesso ao programa ID Jovem só pode ser feito caso o cadastro junto ao CadÚnico esteja atualizado. Caso contrário, a emissão não deve ocorrer. Para resolver quaisquer pendências, só é preciso procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

continua depois da publicidade

Como obter a ID Jovem

Antes de mais nada, o jovem deve buscar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), ou apenas atualizar seus dados.

É comum que o Cras solicite comprovantes de renda e domicílio, bem como outros documentos oficiais. É possível conferir a lista com todos os documentos necessários entrando em contato com o Cras de referência no município do interessado.

Normalmente, a documentação em comum para todos os casos é o documento de identificação com foto e o Número de Identificação Social (NIS). Feita a atualização da base de dados, já é possível emitir o documento por meio do site ou do aplicativo específicos do benefício.

continua depois da publicidade

Para a emissão da ID Jovem, é preciso preencher, pelo site ou aplicativo, dados como o NIS, o nome completo do jovem, a data de nascimento e o nome da mãe. Após cadastrado no programa, será possível obter a carteirinha por qualquer um dos dois endereços. Em caso de instabilidade do site, por exemplo, utiliza-se o aplicativo.

Em caso de dúvidas, só é necessário entrar em contato com o Fale Conosco do ID Jovem, ou encaminhar uma demanda ao e-mail atendimento.idjovem@mdh.gov.br.

A ID Jovem já possui 2,8 milhões de carteirinhas emitidas, com uma média mensal de 405 mil carteiras ativas. O aumento no número de carteiras geradas é de 64 vezes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade