Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe os benefícios

Aposentados e pensionistas já estão recebendo seus pagamentos conforme determina o calendário do INSS. Confira as datas.

De acordo com o calendário INSS, um novo grupo de segurados irá receber os seus pagamentos nesta sexta-feira, dia 26 de agosto. No total, estima-se que cerca de 36 milhões de aposentados e pensionistas ganharão, ao menos, um salário mínimo (atualmente em R$ 1.212).

continua depois da publicidade

Vale lembrar que mais de 60% dos beneficiados recebem o piso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Enquanto somente 1% tem direito ao teto. O restante dos aposentados e pensionistas ganham acima do piso, mas abaixo do teto.

Também é importante lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também é pago pelo INSS. Como o auxílio repassa um salário mínimo, as datas de depósito são as mesmas nas quais aposentados e pensionistas que ganham o piso.

Mas é preciso lembrar que quem ganha o BPC não ganha 13º salário e nem possui os mesmos direitos vinculados à Previdência Social, pois trata-se de um auxílio assistencial.

continua depois da publicidade
Leia também

Calendário INSS: calendário de repasses de agosto

De acordo com as regras atuais, os pagamentos do calendário do INSS são feitos conforme o Número de Beneficiário (NB). Sendo assim, o instituto leva em conta o penúltimo dígito do NB (999.999.999-9). Quem possui o NB com final 1 já recebeu ontem, dia 25 de agosto. Portanto, ainda restam os seguintes depósitos:

Pessoas que ganham até um salário mínimo (R$ 1.212)

Veja a seguir o cronograma de aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, lembrando que beneficiários do BPC também se enquadram no cronograma:

continua depois da publicidade
  • Penúltimo dígito do NB 2: 26 de agosto de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 3: 29 de agosto de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 4: 30 de agosto de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 5: 31 de agosto de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 6: 01 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 7: 02 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 8: 05 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 9: 06 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 0: 08 de setembro de 2022.

Pessoas que recebem acima de um salário mínimo

O cronograma de quem ganha acima de um salário mínimo é diferente, possuindo apenas cinco datas. Sendo assim, o dinheiro deve começar a ser depositado no primeiro dia de setembro. Confira as datas dos repasses para essas pessoas:

  • Penúltimo dígito do NB 1 ou 6: 01 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 2 ou 7: 02 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 3 ou 8: 05 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 4 ou 9: 06 de setembro de 2022;
  • Penúltimo dígito do NB 5 ou 0: 08 de setembro de 2022.

Calendário INSS: como consultar os repasses

Calendário INSS 2022

Foto: Divulgação / INSS

Consultas gratuitas podem ser realizadas pelos beneficiários do INSS. O instituto oferece três plataformas para que a verificação seja. A primeira opção é o telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Além disso, é possível consultar o site do Meu INSS e o aplicativo do Meu INSS (Android e iOS). Em ambos os casos, o interessado precisa ter uma conta do gov.br. Se a pessoa não possuir, é necessário criar uma com seus dados pessoais. Lembre-se de estar com os seus documentos, como CPF, em mãos na hora do cadastro.

continua depois da publicidade

No aplicativo e no site do Meu INSS também é possível marcar atendimentos e procedimentos como a perícia médica, por exemplo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade