Saiba como usar o FGTS para quitar financiamento habitacional em atraso

Os trabalhadores podem usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar financiamentos habitacionais, abatendo até 80% das parcelas.

Trabalhadores podem usar o saldo do FGTS para quitar financiamento habitacional em atraso. Aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, a medida vale até 31 de dezembro de 2022. O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço poderá ser usado para pagar até 12 prestações que estão atrasadas.

continua depois da publicidade

Normalmente, o FGTS pode ser usado em até duas situações destinadas ao pagamento da casa própria. Uma delas é a compra e a outra compreende a construção e a amortização de parcelas de financiamentos imobiliários. Apesar de o uso do fundo para reduzir o valor da prestação ser usado com frequência, o emprego dos recursos para quitar parcelas em atraso é a novidade deste ano.

Como usar o FGTS para quitar financiamento habitacional?

​O trabalhador interessado, que possua saldo na conta, deve procurar o banco onde fez o financiamento habitacional. Na agência, é preciso solicitar a utilização do seu FGTS para abater até 80% de cada prestação, com o limite de 12 parcelas que estão em atraso.

Leia também

O trabalhador com financiamento de imóveis pode usar o saldo nas contas do FGTS para quitar totalmente ou amortizar (reduzir o valor principal) a dívida da casa própria. Com essa nova possibilidade, os trabalhadores que tiverem, nas contas do FGTS, uma quantia correspondente às parcelas em atraso, podem utilizar os recursos para reduzir o valor das prestações por 12 meses seguidos.

continua depois da publicidade

O saldo do FGTS também pode ser usado para reduzir o número de prestações e o tempo do financiamento. Além disso, é possível abater uma parte da parcela mensal, diminuindo o valor das prestações seguintes.

Para realizar compra ou construção da casa própria, é possível realizar o saque do FGTS pelo trabalhador que possua, pelo menos, três anos de contribuição para o fundo. A contagem é realizada somando o tempo de trabalho em períodos consecutivos ou não.

Regras do saque do FGTS: quem pode fazer a retirada

Saque do FGTS, saque FGTS,saque esquecido do FGTS, novo FGTS, saque integral do FGTS

Saque do FGTS. Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Conforme as regras atuais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o saque integral da conta está previsto para diferentes situações, dentre as quais estão:

continua depois da publicidade
  • Trabalhador que é demitido sem justa causa;
  • Trabalhador que se aposenta;
  • Contribuinte com idade de 70 anos ou mais;
  • Após fim do contrato de trabalho;
  • Com suspensão de trabalho avulso;
  • Por rescisão contratual por força maior ou culpa recíproca;
  • Trabalhador residindo em local que aconteceu um caso de desastre natural, ou onde houve declaração de calamidade;
  • Casos de doenças graves, conforme previsto em lei;
  • Trabalhador que está sem atuar com carteira assinada há ao menos três anos, ou seja, fora do regime do FGTS;
  • Trabalhador que tenha vontade de realizar a compra da casa própria (liquidação, prestação ou amortização);
  • Trabalhador que faleceu (dinheiro pode ser solicitado por herdeiro).

Apesar de não permitir o saque integral do FGTS, há uma modalidade que realiza pagamentos anuais, conforme saldos disponíveis nas contas do fundo. No caso, o saque-aniversário conta com repasses no mês de nascimento do trabalhador.

Para aderir à modalidade, basta que a pessoa acesse o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, e selecione a opção da modalidade. Também é possível deixar o saque-aniversário pela mesma ferramenta, a qualquer momento.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade