Auxílio de R$ 1,2 mil do INSS tem nova rodada liberada; veja calendário

O Benefício de Prestação Continuada garante o pagamento mensal de um salário mínimo para pessoas idosas com 65 anos ou mais, e também para as pessoas com deficiência.

O Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) consiste em um programa assistencial mantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste sentido, segue o mesmo calendário para o pagamento dos benefícios gerais mantidos pelo instituto, incluindo as aposentadorias e pensões.

continua depois da publicidade

Desde a última segunda-feira (25), o INSS está pagando os beneficiários que recebem até um salário mínimo, por meio da ordem estabelecida pelo dígito final do cartão de benefícios.

A previsão é que todos os segurados sejam atendidos até a primeira semana de agosto, o que inclui os aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo.

Como funciona o Benefício de Prestação Continuada?

O Benefício de Prestação Continuada garante o pagamento de um salário mínimo mensal para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, além das pessoas com deficiência de qualquer idade. Neste último caso, é necessário passar por avaliação e perícia médica, assim como social, com os especialistas do INSS.

continua depois da publicidade

Posteriormente, é entregue um laudo comprovando a situação do cidadão, a ser enviado com os outros documentos requisitados para inscrição no benefício.

No geral, as pessoas com deficiência precisam possuir condições que causam impedimentos a longo prazo na obtenção de renda para a própria família e também na convivência em sociedade.

Atualmente, o programa segue alguns critérios específicos de elegibilidade. São eles:

  • Ter um cadastro regular e atualizado no CadÚnico;
  • Estar na categoria de uma pessoa idosa com 65 anos ou mais ou ser uma pessoa com deficiência em qualquer idade, especificamente quando a condição é um impeditivo a longo prazo;
  • Ter uma renda familiar per capita menor ou igual a ¼ do salário mínimo vigente em território nacional;
  • Ter caráter elegível determinado após uma avaliação social e médica com profissionais do INSS.

Apesar de ser um benefício mantido pelo INSS, o BPC não corresponde à aposentadoria, pois tem natureza assistencial, e não previdenciária. Em resumo, isso significa que não demanda contribuição prévia com a Previdência Social para recebimento, mas também não garante pensão por morte ou 13º salário.

continua depois da publicidade

Portanto, o BPC/Loas é considerado um benefício vitalício, intransferível e pessoal, sem transferência para herdeiros após o falecimento do segurado. Para consultar o programa, os inscritos podem acessar o site ou o aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Calendário de pagamentos do mês-base de julho

Dígito final do cartão do benefício

Data de pagamento

1

25 de julho

2

26 de julho

3

27 de julho

4

28 de julho

5

29 de julho

6

01 de agosto

7

02 de agosto

8

03 de agosto

9

04 de agosto

0

05 de agosto

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…