A próxima rodada de pagamentos, organizada pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional, será realizada em breve. O calendário INSS para o mês de agosto considera o penúltimo dígito do número do benefício a partir daqueles que recebem até um salário mínimo e também valores acima do piso.
Conforme regras gerais, os segurados podem acessar os depósitos automaticamente em suas contas vinculadas à Caixa Econômica Federal. Para conferir os valores, acesse o aplicativo Caixa Tem, que está disponível para Android e iOS, assim como o endereço eletrônico.
Calendário INSS: mês-base de agosto
Os beneficiários da Previdência Social são escalonados segundo o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB), com 10 algarismos, seguindo uma sequência única para cada pessoa.
O calendário de pagamentos do INSS para o mês de agosto será iniciado com depósitos para quem recebe até um salário mínimo. Aposentados e pensionistas com mais de um salário terão os repasses realizados no início de setembro. Veja todas as datas a seguir:
Calendário INSS de agosto para quem recebe um salário mínimo
- Penúltimo número do NB 1: 25 de agosto de 2022;
- Penúltimo número do NB 2: 26 de agosto de 2022;
- Penúltimo número do NB 3: 29 de agosto de 2022;
- Penúltimo número do NB 4: 30 de agosto de 2022;
- Penúltimo número do NB 5: 31 de agosto de 2022;
- Penúltimo número do NB 6: 1 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 7: 2 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 8: 5 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 9: 6 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 0: 8 de setembro de 2022.
Calendário INSS de agosto para quem recebe acima de um salário mínimo
- Penúltimo número do NB 1 ou 6: 1 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 2 ou 7: 2 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 3 ou 8: 5 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 4 ou 9: 6 de setembro de 2022;
- Penúltimo número do NB 5 ou 0: 8 de setembro de 2022.
Benefícios pagos pelo INSS
O Instituto Nacional do Seguro Nacional é responsável pela organização de todas as aposentadorias, tanto aquelas por tempo de contribuição quanto para as Pessoas com Deficiência (PcDs).
Em relação às pensões pagas pelo INSS, os benefícios previstos são de morte rural, morte urbana, especial por hanseníase, especial da síndrome de Talidomida e crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Demais benefícios correspondem ao auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão.
Os benefícios assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), Renda Mensal Vitalícia e o benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso, também são organizados pelo INSS, mas são pagas com base no calendário informado, pois não demandam contribuição à Previdência.
Os benefícios trabalhistas previstos e também são organizados pelo Instituto, como no caso do salário-maternidade, seguro defeso e salário-família.