Estas pessoas podem perder a Tarifa Social de Energia; saiba como evitar

De acordo com o Ministério da Cidadania, inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica podem ficar sem o benefício.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa que oferece descontos na conta de luz. Dependendo da situação, o beneficiário pode ficar isento. Entretanto, há um grupo de pessoas que podem ficar sem a Tarifa Social de Energia. Veja quais são os beneficiários e como não ficar sem o programa.

continua depois da publicidade

Estas pessoas podem perder a Tarifa Social de Energia

De acordo com o Ministério da Cidadania, existe um grupo de pessoas que está com problemas na inscrição do CadÚnico. A pasta informou que os dados prestados estão incompletos ou com algum tipo de informação incorreta.

Sendo assim, essas pessoas precisam ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para poderem fazer a revisão do cadastro. No caso, o responsável familiar será entrevistado novamente.

Leia também

Há um prazo máximo para que o beneficiário resolva sua situação antes da Tarifa Social de Energia ser cortada: 31 de julho de 2022.

continua depois da publicidade

Como verificar a situação no CadÚnico

Para saber se o registro no CadÚnico está com algum problema, entre no site do Ministério da Cidadania. Lá, basta informar seu CPF e senha do gov.br para realizar a consulta. Quem não tem conta do gov.br precisará criar uma. O registro é gratuito.

Vale lembrar que os problemas no CadÚnico também podem afetar outros programas sociais como o Auxílio Brasil. Por isso, é fundamental verificar sua situação e revisar os dados o mais rápido possível.

continua depois da publicidade

Por fim, também segundo o Ministério da Cidadania, há um prazo até o final do ano para a atualização dos cadastros de quem está em situação regular. A dica é não deixar para última hora.

Qual o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica?

De acordo com as regras do programa, o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica varia conforme o consumo. Quanto menos energia elétrica a família gastar, menor será o valor pago na conta de luz.

Para o público geral do programa, os descontos são os seguintes:

continua depois da publicidade
  • Famílias com consumo de até 30 kWh por mês: desconto de 65%;
  • Famílias com consumo entre 31 e 100 kWh por mês: desconto de 40%;
  • Famílias com consumo entre 101 e 220 kWh por mês: desconto de 10%.

As famílias indígenas e quilombolas possuem descontos maiores. Confira:

  • Famílias com consumo de até 50 kWh por mês: desconto de 100%;
  • Famílias com consumo entre 51 e 100 kWh por mês: desconto de 40%;
  • Famílias com consumo entre 101 e 220 kWh por mês: desconto de 10%.

Se a família consumir acima do que o programa permite, não haverá descontos na fatura. Sendo assim, será necessário reduzir os gastos para que o benefício seja concedido.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade