Abono PIS/Pasep ainda pode ser sacado? Veja prazo limite e o que fazer

O governo federal autorizou que o abono PIS/Pasep de 2020 ficasse disponível para saque ao longo de todo o ano de 2022.

Trabalhadores formais que estiveram em atividade no ano de 2020 receberam o abono PIS/Pasep entre os meses de fevereiro e março de 2022. O pagamento teve valores variáveis de acordo com o tempo de serviço, chegando a até R$ 1.212,00. No entanto, milhares de brasileiros não sacaram o benefício na época.

continua depois da publicidade

Se você é uma dessas pessoas, não precisa entrar em pânico porque é possível resgatar o dinheiro. De acordo com o governo federal, os valores ficarão disponíveis para retirada até o dia 29 de dezembro deste ano. Vale ressaltar que o PIS é pago pela Caixa para trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep pelo Banco do Brasil para servidores públicos.

Quem tem direito ao abono PIS/Pasep

O abono PIS/Pasep é um benefício pago anualmente para trabalhadores formais que cumprem uma série de requisitos. Para ter direito ao repasse relativo ao ano de 2020, é necessário:

Leia também
  • Estar inscrito no PIS/Pasep por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias no ano-base;
  • Ter recebido remuneração de até dois salários mínimos por mês;
  • Estar inscrito na Relação Anual de Informações (RAIS) ou no eSocial;
  • Não ser empregado doméstico nem ter sido contratado por pessoa física.

Vale ressaltar que, além dos valores não resgatados de 2020, o governo federal liberou uma nova chance de fazer os saques do abono PIS/Pasep de 2019 esquecido. As regras do benefício são as mesmas.

continua depois da publicidade

Como consultar o abono PIS/Pasep esquecido

Os interessados podem consultar os repasses dos dois anos por telefone, ligando para a Central 158, informando o número do seu CPF. O procedimento também pode ser realizado pela internet, utilizando o app da Carteira de Trabalho Digital. Sendo assim, para saber se você tem direito ao abono PIS/Pasep de 2019 ou 2020 basta:

  1. Baixar o aplicativo no celular (Android e iOS);
  2. Fazer login com CPF e senha cadastrados no gov.br (se não tiver uma conta, é só criar uma na hora);
  3. No menu inferior, selecionar a opção “Benefícios”;
  4. No quadrinho de “Abono Salarial”, clicar em “Consultar”.

Se você estiver entre os beneficiários de 2020, é só realizar o saque junto ao respectivo banco. Já no caso do abono de 2019, é preciso enviar e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br (trocando “uf” pela sigla do seu estado, como “sp” ou “rj”) e solicitar os valores.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade