Restituição do IR: Receita abre hoje consulta ao 2º lote; veja como fazer

Receita Federal informou que disponibilizará a consulta do 2º lote da restituição do Imposto de Renda de 2022.

Nesta quinta-feira (23/06), a Receita Federal libera a consulta do 2º lote da restituição do Imposto de Renda. A verificação pode ser realizada de várias formas diferentes. Veja, em nossa matéria, como consultar e quem receberá o dinheiro.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o prazo de declaração do Imposto de Renda terminou em maio. De acordo com a Receita Federal, 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Essas pessoas serão notificadas pelo órgão e deverão responder.

Existem duas opções para quem caiu na malha fina: recorrer da decisão ou acatar o que foi imposto, pagando eventuais multas e fazendo as devidas correções.

Restituição do IR: como consultar

Leia também

A Restituição do Imposto de Renda é dividida em cinco lotes. Quando falta uma semana para o pagamento, a Receita Federal libera a consulta em suas plataformas. Como o próximo repasse será em 30 de junho, a verificação é disponibilizada hoje (23/06).

continua depois da publicidade

O interessado pode consultar a restituição por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para sistemas (Android e iOS). Ainda é possível conferir os depósitos no site da Receita Federal e no portal e-CAC.

A Receita Federal não informou quem receberá o 2º lote da restituição. Por isso, recomenda-se que todas as pessoas que fizeram a declaração façam a consulta.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

O 1º lote da restituição do Imposto de Renda foi pago no dia 31 de maio. Aposentados, Pessoas com Deficiência (PcD) e Professores receberam o dinheiro. Assim, ainda restam quatro repasses ao longo de 2022. Veja as datas:

continua depois da publicidade
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Vale lembrar que, a partir do 2º lote, os valores da restituição serão corrigidos pela Receita Federal conforme a taxa básica de juros (Selic). Anteriormente, a taxa subiu 1% e foi parar em 12,75%. Recentemente, houve um outro aumento na Selic, de 0,5%. Contudo, não foi anunciado outro reajuste.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade