Ainda é possível sacar o abono PIS/Pasep? Entenda

Estima-se que cerca de R$ 400 milhões permaneçam nos bancos

De acordo com o Ministério do Trabalho e da Previdência, o número de trabalhadores que não sacaram os valores relativos ao abono PIS/Pasep com ano-base 2020 ultrapassa os 480 mil.

continua depois da publicidade

Estima-se que cerca de R$ 400 milhões permaneçam nos bancos, mas a boa notícia é que poderão ser requisitados até 29 de dezembro deste ano.

No caso dos trabalhadores que não acessaram o benefício relativo a 2019, também existe a possibilidade de requisitar os valores. Sobretudo, os valores são direitos trabalhistas de profissionais que trabalharam com registro formal durante, pelo menos, 30 dias no ano-base de pagamento.

Ademais, é necessário ter recebido em média até dois salários mínimos. No caso da inscrição no PIS/Pasep é preciso estar com o cadastro ativo há pelo menos cinco anos. Os empregadores ainda precisam ter enviado as informações do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais.

continua depois da publicidade
Leia também

Sendo assim, empregados domésticos, trabalhadores rurais, trabalhadores empregados por pessoas físicas que se equiparam a pessoas jurídicas e atletas profissionais não acessam esse benefício. Porém, os valores relativos ao benefício podem ser assegurados por dependentes e sucessores legais, independente da natureza profissional destes.

Como requisitar os valores esquecidos?

Os trabalhadores que não requisitaram os valores, ou que estão em dúvida a respeito do recebimento do abono, podem acessar a plataforma de serviços no portal Gov.br ou então acessar diretamente o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

continua depois da publicidade

A partir do número do CPF e da senha cadastrada no Gov.br, os trabalhadores poderão acessar a plataforma. No menu de funcionalidades busque pela opção “Benefícios” e depois por “Abono salarial”. Logo em seguida, o aplicativo ou site irá informar se você possui valores a receber e como sacá-los.

Para os profissionais que não possuem acesso à internet, é possível entrar em contato com a Central Alô Trabalhador pelo número 158. Atualmente, não há cobranças para ligações realizadas através do número fixo.

Neste caso, a atendente irá solicitar algumas informações cadastrais para confirmar a identidade do trabalhador, e posteriormente é possível requisitar a consulta do benefício. Os usuários podem entrar em contato entre segunda e sexta-feira, no período de 07h às 19h. Ademais, a Caixa Econômica Federal também oferece outros canais de atendimento através do seu site.

continua depois da publicidade

Como sacar os valores?

Por via de regra, os trabalhadores recebem os valores automaticamente nas contas associadas à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil. Desse modo, os depósitos são realizados para as contas-correntes ou cadernetas de poupança.

Outros trabalhadores poderão acessar os valores procurando diretamente os bancos, portando documento oficial com foto e o número do PIS/Pasep. No entanto, há a possibilidade de acessar o abono por meio dos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas ou presencialmente nas agências dos bancos responsáveis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade