Conheça 5 benefícios que só idosos e aposentados têm direito

Idosos e aposentados têm direitos assegurados por lei no Brasil. Caso esteja em um dos grupos, conheça os 5 benefícios que terá acesso.

No Brasil, idosos e aposentados têm direito a alguns benefícios, mas nem todos eles sabem disso. Um exemplo é que aqueles que se aposentam por invalidez podem pedir a imediata quitação da casa própria, garantida pelo seguro habitacional. A seguir, listamos 5 benefícios que só idosos e aposentados têm direito.

Leia também

Benefícios que idosos e aposentados podem acessar

1 — Atendimento preferencial

De acordo com o estabelecido no Estatuto do Idoso, essa faixa da população, com idade a partir de 60 anos, tem direito ao atendimento preferencial e individualizado junto aos órgãos públicos e privados que prestam serviços à população.

O direito está assegurado também pela Lei 10.048/2000 e pelo Decreto 5.296/2004. Essa legislação assegura às pessoas idosas que elas sejam atendidas com prioridade em estabelecimentos, como supermercados, bancos, lanchonetes, farmácias, hospitais, clínicas, cinemas e teatros.

2 — Isenção de IPTU

Em algumas cidades brasileiras, que oferecem a isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o aposentado deve ter 60 anos ou mais, renda mensal máxima de até três salários mínimos, ter um único imóvel no município e que seja usado apenas como residência.

No estado de São Paulo, por exemplo, além de poder aproveitar esse benefício, o aposentado ou pensionista também pode ter isenção total do imposto de renda e parcial da contribuição previdenciária.

3 — Transportes

A gratuidade do transporte é assegurada aos idosos, mas depende de legislações municipais. A idade mínima para acessar o benefício pode variar entre 60 e 65 anos.

Nos transportes interestaduais, há direito a uma gratuidade por veículo ou a 50% de desconto (dois assentos disponíveis). O idoso deve ter a partir de 60 anos e possuir renda mensal de até dois salários mínimos.

4 — Plano de saúde

O trabalhador, que tem descontado em seu pagamento as parcelas mensais para ajudar a pagar plano de saúde da empresa, terá o direito de continuar a usufruir do convênio ao se aposentar.

Contudo, para acessar o benefício, ele deverá assumir o pagamento da cota do empregador. Se não aceitar a opção no momento da rescisão, não vai mais poder contratar o plano.

5 — Remédios gratuitos

Segundo o artigo 15º do Estatuto do Idoso, cabe ao poder público proporcionar medicamentos gratuitos, especialmente os de uso contínuo, para idosos com idade a partir de 60 anos.

Para ter acesso a esse direito, em rede própria ou farmácias privadas conveniadas ao programa Farmácia Popular, é preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF e receita médica no prazo de validade.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.