O Auxílio Gás, conhecido também como vale-gás, é um benefício pago pelo Governo Federal, que prevê uma ajuda de custo de 50% do valor total para a compra de um botijão de gás de 13 kg. Os pagamentos são liberados de forma bimestral. Confira, a seguir, o calendário do auxílio gás para o mês de junho.
Com administração do Ministério da Cidadania, e pagamentos liberados pela Caixa Econômica Federal, o programa atende as famílias brasileiras de baixa renda inscritas no Cadastro Único.
O calendário de pagamentos segue o mesmo do Auxílio Brasil. Por isso, organizam os beneficiários em dez grupos a partir do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) com pagamentos escalonados ao longo do mês.
O preço do benefício é determinado a partir da média dos seis meses anteriores, divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Em abril, último ciclo de pagamentos do Auxílio Gás, o valor foi de R$ 51.
Pagamentos Auxílio Gás: calendário do mês de junho
Os pagamentos serão liberados da seguinte maneira:
- NIS com dígito final 1: pagamento será liberado em 17 de junho de 2022 (NESTA SEXTA-FEIRA);
- NIS com dígito final 2: pagamento será liberado em 20 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 3: pagamento será liberado em 21 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 4: pagamento será liberado em 22 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 5: pagamento será liberado em 23 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 6: pagamento será liberado em 24 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 7: pagamento será liberado em 27 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 8: pagamento será liberado em 28 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 9: pagamento será liberado em 29 de junho de 2022;
- NIS com dígito final 0: pagamento será liberado em 30 de junho de 2022.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
O Ministério da Cidadania analisa sempre os dados dos beneficiários para ver se esses estão cumprindo os requisitos do programa, a cada nova rodada de pagamentos. Dessa maneira, receber os valores uma vez não garante acesso à próxima parcela. Para ter acesso ao Auxílio Gás, é necessário:
- Que a família tenha registro atualizado no CadÚnico, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo nacional por pessoa;
- Que a família possua entre seus membros alguém que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
É importante ressaltar que, pelas regras do programa assistencial, mulheres que são vítimas de violência doméstica têm preferência na liberação dos pagamentos. Para isso, é preciso que ela esteja sob monitoramento de medidas protetivas do governo.