BPC para pessoas com deficiência tem critério de idade? Confira as regras

Pessoas com deficiência de qualquer idade podem solicitar o BPC, desde que cumpram os critérios gerais do programa.

Idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência (PcD) que sejam membros de família de baixa renda podem solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O repasse é feito mensalmente no valor de um salário mínimo vigente (R$ 1.212 hoje). No caso de quem é PcD, não há critério de idade para o recebimento do BPC.

continua depois da publicidade

Ou seja, crianças e adolescentes também podem se beneficiar com os valores, desde que se encaixem nos requisitos gerais do programa. O depósito é realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas não requer período de carência de contribuição. Isso porque não é uma espécie de aposentadoria.

Sendo assim, o beneficiário do BPC não precisa ter qualidade de segurado da Previdência e não têm direito a 13° salário. A ideia é, segundo o governo federal, que os cadastrados possam “participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Requisitos gerais para receber o BPC

Leia também

No caso dos idosos, é necessário ter idade superior a 65 anos completos. Já quem é PcD precisa comprovar possuir deficiência física, mental, intelectual ou sensorial que cause impedimentos à pessoa. As regras também definem que essa deficiência deve ter efeitos a longo prazo (dois anos ou mais).

continua depois da publicidade

Dessa forma, é exigido que o beneficiário passe por perícia médica. Em todas as situações, os interessados em obter o BPC devem estar inscritos no CadÚnico, com dados atualizados. Outro critério é ter renda familiar de até 1/4 do salário mínimo vigente (R$ 303 hoje) por pessoa.

O cálculo da renda deve excluir remuneração de estagiário/aprendiz, auxílio brasil e demais benefícios assistenciais. Mas devem ser considerados na conta:

  • Salário;
  • Proventos;
  • Pensões;
  • Pensões alimentícias;
  • Benefícios de previdência pública ou privada;
  • Seguro-desemprego;
  • Comissões;
  • Pró-labore;
  • Outros rendimentos do trabalho não assalariado;
  • Rendimentos do mercado informal ou autônomo;
  • Rendimentos auferidos do patrimônio.

Passo a passo para solicitar o BPC

A forma mais simples para pedir o benefício é pela internet, acessando o portal Meu INSS. Para isso, é necessário seguir os passos abaixo:

continua depois da publicidade
  1. Fazer login usando a conta do gov.br (quem não for registrado pode criar uma conta gratuita na mesma hora);
  2. Selecionar “Agendamentos/Requerimentos”;
  3. Clicar em “Novo Requerimento”;
  4. Clicar em “Atualizar” e confirmar os dados do beneficiário;
  5. Pesquisar “BPC” na barra de pesquisa e clicar sobre o benefício na lista.

Outra maneira é a ligação gratuita para o INSS, discando o número 135.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade