Meu INSS: órgão dá prazo maior para solicitações em caso de falhas no app

O Instituto Nacional do Seguro Social dá maior prazo para solicitações em caso de falhas no aplicativo Meu INSS. Saiba os detalhes.

O Instituto Nacional do Seguro Social informou que irá estender o prazo para que os segurados solicitem e enviem documentos pela internet quando falhas no sistema do Meu INSS (site e aplicativo) forem detectadas. Conforme a Portaria DIRBEN/INSS 993, publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (7/06), o prazo será prorrogado nos casos de indisponibilidade técnica superior a três horas, ininterruptas ou não, e comunicadas pelo órgão.

continua depois da publicidade

Dessa maneira, o prazo final do procedimento será prorrogado até as 23h59 do primeiro dia útil seguinte após resolução do problema. Serão consideradas indisponibilidade do sistema as falhas que impeçam de realizar as atividades junto ao aplicativo ou no site Meu INSS, ou ainda nos sistemas de entidades parceiras.

Meu INSS: prazo estendido em caso de falhas do sistema

Com a extensão do prazo em caso de falhas no sistema do Meu INSS, o Instituto terá que registrar as falhas no relatório de interrupções de funcionamento, divulgá-las para o público, informando a data, hora e minuto do início e do término do problema.

O documento define ainda quais serão os casos que vão configurar como indisponibilidade do sistema do INSS:

continua depois da publicidade
  • Solicitação de requerimento dos serviços junto ao site ou aplicativo do Meu INSS, ou ainda em sistema de entidades parceiras;
  • Quando o usuário for tentar cumprir exigências;
  • Quando o usuário fizer consultas no Meu INSS.

Ainda segundo o texto, a prorrogação no caso de indisponibilidade do sistema, por período superior a três horas ininterruptas, não será feita automaticamente pelo sistema. Por isso, o interessado deve fazer a solicitação no Instituto, e caberá ao servidor responsável pela análise do serviço estender o período de forma manual, logo após identificar o registro de ocorrência da de alguma interrupção no sistema, ou impossibilidade técnica por parte do INSS.

A checagem do servidor será realizada junto ao relatório de interrupções de funcionamento que será divulgado ao público no site do Instituto Nacional do Seguro Social. A medida já está em vigor.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

Pagamento do 13º e Salário do INSS: veja qual grupo recebe hoje

Nesta quarta-feira (31/05), o INSS realiza pagamentos referentes ao mês de maio e a primeira parcela do 13º salário a novo grupo. Veja quem recebe.

Mutirão do BPC: INSS promove mutirão para liberação do benefício assistencial

INSS promove mutirão para repasse do Benefício de Prestação Continuada, com o objetivo de diminuir os pedidos que se encontram na fila.

Quem pode participar do Minha Casa, Minha Vida? Conheça as novas regras do programa

O Minha Casa, Minha Vida possui uma série de novas regras e atualizou as faixas de renda que permitem que famílias acessem o serviço. Confira quais são.

Bolsa Família libera pagamento para último grupo hoje; veja quem recebe

O calendário de pagamentos do Bolsa Família encerra os repasses hoje. Veja como consultar as quantias e quem recebe.

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…