Auxílio Brasil: saiba sacar o valor mesmo sem o cartão do benefício

Com organização do Ministério da Cidadania e pagamentos realizados pela Caixa Econômica Federal, os beneficiários podem utilizar aplicativos para acessar os valores.

O Auxílio Brasil é o mais novo programa assistencial para promoção de renda, escolaridade, moradia e empregabilidade do Governo Federal. Destinado às famílias brasileiras em situação de extrema pobreza, pobreza e regra de emancipação, prevê o pagamento mensal de benefícios cumulativos realizados através da Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

Organizado pelo Ministério da Cidadania, o programa atende mais de 18 milhões de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. No geral, os pagamentos acontecem de forma automática nas contas corrente e poupança vinculadas à Caixa. Caso os inscritos não possuam vínculos com a instituição financeira, uma conta poupança social digital é aberta automaticamente.

Para garantir elegibilidade ao programa, é fundamental ter o cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos, além de atender os critérios de renda. Nesse caso, a renda familiar per capita mensal deve estar entre R$ 100 e R$ 500, desconsiderando o recebimento de benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no cálculo.

Como acessar os valores?

Leia também

Por via de regra, os valores são depositados automaticamente nas contas das famílias inscritas, podendo ser acessada através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Por meio da plataforma, é possível realizar transferências bancárias para outras instituições, pagar boletos e até mesmo fazer compras pela internet.

continua depois da publicidade

Entretanto, o programa também providencia um cartão do benefício, e permite que antigos beneficiários do Bolsa Família continuem utilizando o antigo cartão.

Caso os inscritos no Auxílio Brasil percam esse cartão, é possível sacar os valores presencialmente nas agências da Caixa, mas também movimentar os valores diretamente pelo aplicativo.

Se o beneficiário possuir conta em outra instituição financeira de preferência, pode-se utilizar o aplicativo para transferir os valores para outras contas. O aplicativo ainda permite a realização de pagamentos em maquininhas e utilização de cartão de débito virtual.

continua depois da publicidade

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, os beneficiários podem acessar o aplicativo Auxílio Brasil, disponível também para Android e iOS. Caso não tenha acesso à internet, é possível solicitar atendimento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região.

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil em maio

Para operacionalização dos pagamentos, os inscritos são divididos em dez grupos, a partir do número final do Número de Inscrição Social. No geral, essa informação é emitida logo após a inserção da família no Cadastro Único. Confira as datas de pagamentos do Auxílio Brasil de maio:

continua depois da publicidade
Número final do benefícioData de pagamento
118 de maio
219 de maio
320 de maio
423 de maio
524 de maio
625 de maio
726 de maio
827 de maio
930 de maio
031 de maio

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade