Saque FGTS de até R$ 2,9 mil: veja calendário com datas de liberação

O Saque-aniversário do FGTS consiste em uma modalidade facultativa que permite aos trabalhadores saques anuais nas contas do fundo, de acordo com o mês de nascimento.

Desde janeiro, o Saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está disponível aos trabalhadores que optarem por essa modalidade. Segundo o cronograma, os valores podem ser retirados de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, dentro de um período de dois meses.

continua depois da publicidade

Em resumo, o Saque-aniversário consiste em uma modalidade de saques anuais, mas somente de um percentual do valor disponível, tanto em contas ativas quanto nas inativas. Desse modo, quanto maior o valor disponível na conta, menor o percentual disponível para o saque anual por parte do trabalhador.

No geral, a adesão a essa modalidade representa um sistema opcional ao trabalhador, de modo que exista a possibilidade de realizar saques caso este seja demitido. No entanto, o valor a ser retirado refere-se somente à multa rescisória, sem movimentação da quantia integral na conta.

Sendo assim, difere-se do saque-rescisão, pois este permite retirada dos valores integrais a partir das condições específicas previstas pelo FGTS. Portanto, além da multa rescisória em caso de demissão, o trabalhador pode acessar os valores diante de aposentadoria, compra do imóvel próprio e em outras circunstâncias.

continua depois da publicidade
Leia também

Em maio, cerca de 1,5 milhão de trabalhadores poderão acessar os valores referentes ao Saque-aniversário, com retirada disponível até o dia 29 de julho. Ainda este mês, no dia 31 de maio, encerra o período de saque para os profissionais nascidos em março.

Como solicitar o Saque-aniversário?

Ao contrário do saque-rescisão, a adesão ao Saque-aniversário é feita de maneira voluntária e automática, com declaração através do aplicativo oficial do FGTS. Disponível para Android e iOS.

continua depois da publicidade

Ademais, também é possível requisitar adesão a essa modalidade gratuitamente, por meio do site da Caixa Econômica Federal ou presencialmente em uma das agências bancárias da instituição.

Calendário do Saque-aniversário

Mês de nascimentoData de pagamento
Janeiro3 de janeiro a 31 de março
Fevereiro1º de fevereiro a 29 de abril
Março2 de março a 31 de maio
Abril1º de abril a 30 de junho
Maio2 de maio a 29 de julho
Junho1º de junho a 31 de agosto
Julho1º de julho a 30 de setembro
Agosto1º de agosto a 31 de outubro
Setembro1º de setembro a 30 de novembro
Outubro3 de outubro a 30 de dezembro
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade