BPC de R$ 1,2 mil: é preciso estar no CadÚnico para receber o benefício?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago aos cidadãos que preencham alguns critérios. Saiba se tem direito.

BPC é um benefício social previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e prestado pelo INSS aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os pagamentos de um salário mínimo por mês são destinados aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos, e também às pessoas com deficiência de qualquer idade.

continua depois da publicidade

O requisito mínimo para elegibilidade no programa é comprovação da incapacidade de sustentar si mesmo e sua família. Para receber o benefício, pessoas que alegam ter deficiência precisam passar por um exame médico e social realizado pelos profissionais do INSS. Já os idosos devem apresentar documentos de comprovação da situação.

Apesar da natureza assistencial, o Benefício de Prestação Continuada não é o mesmo que aposentadoria, pois não prevê pensão por morte e nem paga 13º salário. Além disso, diferente dos demais benefícios pagos pelo INSS, o público atendido não precisa ter contribuído previamente com o Instituto.

Leia também

Para receber o BPC é preciso registro no CadÚnico?

Sim. Para ter direito ao benefício, o solicitante precisa, sobretudo ter seus dados registrados e atualizados no CadÚnico. O benefício é pago para quem tem idade igual ou superior a 65 anos, ou que é PcD com comprovação de laudo médico, que deve ser de longo prazo com efeitos por mais de dois anos.

continua depois da publicidade

Além disso, é preciso atender outros critérios:

  • Que o solicitante tenha dados atualizados no Cadastro Único;
  • Que o cidadão seja brasileiro ou português residente no Brasil;
  • O cidadão deve ter renda familiar de até 1/4 de salário mínimo por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS.

Casos excepcionais

Existem algumas situações, no entanto, em que não é possível realizar a inscrição no CadÚnico. É o caso das pessoas com menos de 16 anos de idade, além de cidadãos “interditados” – isto é, sem família de referência.

Fora isso, pessoas internadas em hospital há mais de 12 meses também não precisam estar no CadÚnico para receber o benefício. Será necessário, nos casos excepcionais, preencher formulário de impossibilidade de inclusão no CadÚnico para, então, declarar a situação familiar.

continua depois da publicidade

A partir daí, os interessados poderão dar entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como pedir o benefício?

O interessado que preencher os requisitos precisa de acesso à internet e uma conta no Gov.br para entrar no portal Meu INSS. Faça o login com o número do seu CPF e senha, e siga os seguintes passos:

  1. Clique em “Novo Pedido”;
  2. Depois, informe o nome do benefício que deseja acessar;
  3. Em seguida, confira as informações na tela;
  4. Informe os dados pessoais e finalize a solicitação.

Também é possível fazer o pedido por telefone, ligando para o número 135, que é a Central de Atendimento do INSS. O serviço funciona de segunda-feira a sábado e o horário de atendimento é das 7h às 22h.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade