Benefícios Sociais

Auxílio Gás não será pago com o Auxílio Brasil neste mês; entenda

Regras do Auxílio Gás impedem que o benefício seja pago no mês de março. Veja quando será o próximo repasse.

O Auxílio Gás foi criado por conta da alta dos combustíveis. Atualmente, o programa beneficia cerca de 5,5 milhões de pessoas em todo o país e costuma ser depositado junto ao Auxílio Brasil. Entretanto, o Auxílio Gás não será pago neste mês de março. Entenda o motivo e saiba quem receberá o próximo repasse.

Vale lembrar que o Auxílio Gás realiza pagamentos de 50% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg. O preço é determinado por um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Auxílio Gás não será pago neste mês de março

De acordo com as regras do Auxílio Gás, os repasses são realizados de forma bimestral (a cada dois meses). Como o depósito mais recente ocorreu no mês de fevereiro, os pagamentos não serão realizados em março. Assim, os próximos repasses estão programados para abril de 2022.

Leia também

Por outro lado, o Auxílio Brasil fará os seus depósitos normalmente. Inclusive, nesta sexta-feira (18/03), começam os pagamentos de março para quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) com o dígito final 1.

Tanto o dinheiro do Auxílio Brasil, quanto o do Auxílio Gás, podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem (Android e iOS) de forma online. Além disso, podem ser sacados mediante o cartão cidadão.

Quem recebe o Auxílio Gás

As inscrições do Auxílio Gás são automáticas, sendo feitas pelo Ministério da Cidadania. Para receber o benefício, é preciso cumprir um dos requisitos abaixo:

  • Família com algum membro que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Família com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que esteja inscrita no CadÚnico.

Cumprir os requisitos descritos acima não garante o pagamento do benefício. O governo federal não possui verba suficiente para atender todas as pessoas que necessitam do Auxílio Gás. Por isso, existe uma fila de espera de inclusão no programa.