Abono PIS/Pasep: saiba consultar o valor que você vai receber

Com o calendário do abono PIS/Pasep definido, os beneficiários podem conferir quando vão receber e qual o valor que será depositado.

Beneficiários do abono PIS/Pasep poderão consultar o valor e a data de recebimento a partir do dia 1° de fevereiro de 2022. Essa verificação deverá ser feita por meio dos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Também é possível conferir pelo app da Carteira de Trabalho Digital.

continua depois da publicidade
Leia também

Os calendários de repasses já foram liberados. Os pagamentos são feitos a quem trabalhou de carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano-base. De acordo com as regras, o benefício é para aqueles que:

  • Receberam até dois salários mínimos;
  • Estão inscritos no respectivo programa há cinco anos ou mais;
  • Tenham os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como consultar o abono PIS/Pasep pela Carteira de Trabalho Digital

Para saber se você receberá o pagamento de até um salário mínimo (R$ 1.212,00), primeiro é necessário conferir se está dentro de todos os requisitos. Se sim, basta consultar o valor e data abono PIS/Pasep no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Você deve:

  1. Baixar o app na Play Store ou na App Store;
  2. Acessar com a conta autenticada no portal Gov.BR (quem ainda não tem, deve criar uma);
  3. Ir na parte de "Benefícios" na parte inferior da tela;
  4. Clicar em "Abono Salarial".

Abono salarial PIS/Pasep: datas de pagamento

Em 2021, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou resolução que mudava as datas de pagamento. Anteriormente, o benefício era pago a partir do segundo semestre do ano posterior ao ano-base. A partir de 2022, os repasses serão pagos no primeiro semestre de cada ano.

continua depois da publicidade

É importante ressaltar que neste ano, serão realizados os depósitos relativos a 2020. Enquanto os de 2021 devem acontecer apenas em 2023. Isso porque o benefício foi adiado quando os recursos foram repassados para o Benefício Emergencial (BEm). O calendário do abono PIS/Pasep para 2022 ficou da seguinte maneira:

  • PIS pago pela Caixa para trabalhadores do setor privado: inicia no dia 08 de fevereiro e termina no dia 31 de março, escalonando os beneficiários pelo mês de seu nascimento;
  • Pasep pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos: inicia no dia 15 de fevereiro e termina no dia 24 de março, escalonando os beneficiários pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade