Saiba consultar seu NIS (Número de Identificação Social) pelo CPF

O NIS (Número de Identificação Social) está atrelado a programas sociais desenvolvidos pelo governo federal.

O governo federal costuma exigir que os beneficiários de benefícios sociais tenham um documento específico para poderem ser inscritos: o Número de Identificação Social (NIS). Veja para que serve e como consultar o NIS pelo CPF.

continua depois da publicidade

O NIS é fundamental para a inscrição no Cadastro Único e, consequentemente, para ter acesso a programas como Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela e Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

O que é o Número de Identificação Social?

O Número de Identificação Social (NIS) é composto por 11 dígitos e serve para identificar qual pessoa está recebendo o benefício. Além disso, o último dígito geralmente é utilizado como ordem de classificação para pagamentos. O calendário do Auxílio Brasil utiliza essa lógica para realizar os repasses.

O NIS só pode ser gerado de duas maneiras:

continua depois da publicidade
  • Banco de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais (CNIS);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Portanto, se a pessoa tiver carteira de trabalho, o governo utilizará o mesmo número do PIS (Programa de Integração Social) para o NIS. Caso a pessoa não tenha carteira, o número será gerado pelo CNIS.

NIS: como fazer a consulta pelo CPF e outras maneiras

Se a pessoa tiver uma Carteira de Trabalho, é possível localizar o NIS de forma bem simples. Basta abrir o seu documento na versão física ou online e verificar o seu número do Programa de Integração Social (PIS). Como informado, O NIS e o PIS compartilham o mesmo registro.

continua depois da publicidade

Se você não tiver acesso à sua Carteira de Trabalho ou nunca tirou o documento, ainda é possível consultar o número de outras maneiras:

  • Cartão Cidadão: no Cartão Cidadão está impresso o NIS do usuário;
  • Meu INSS: a consulta pode ser feita pelo CPF. Digite o número e a senha do gov.br;
  • Meu CadÚnico: no site é possível consultar o NIS ao informar o seu nome, nome da mãe, data de aniversário e cidade.

Se a pessoa ainda não tiver o NIS, é possível obter o seu número de forma gratuita e simples. Vá até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Lá é preciso estar com seu CPF e um comprovante de renda.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade