Quem receberá o Benefício Compensatório de Transição?

O Benefício Compensatório de Transição faz parte dos pagamentos complementares do Auxílio Brasil. Esse repasse será temporário. Entenda.

O Auxílio Brasil já tem calendário de pagamentos para o ano inteiro. A expectativa é de que, em 2022, sejam iniciados os repasses dos nove auxílios extras, além do ticket médio. Serão três básicos e seis complementares, estando entre eles o Benefício Compensatório de Transição.

continua depois da publicidade

Esse será pago especificamente para quem recebia o Bolsa Família antes e, por causa da mudança de programa, perdeu parte dos recursos. A ajuda será temporária até que as famílias nessa situação sejam incluídas em alguma das outras categorias adicionais.

Vale ressaltar que o Auxílio Brasil visa ajudar famílias a superar situação de pobreza e extrema pobreza em todo o território nacional. O programa é gerido pelo Ministério da Cidadania e os pagamentos são realizados pela Caixa Econômica Federal (CEF).

Auxílio Brasil terá nove benefícios extras

No dia 30 de dezembro de 2021, o decreto que cria o Auxílio Brasil foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). O documento estabelece as regras e demais detalhes do auxílio, incluindo os pagamentos complementares. Além do Benefício Compensatório de Transição, o programa contará com:

continua depois da publicidade
  • Benefício Primeira Infância: para famílias com crianças que tenham idade entre zero e 36 meses incompletos;
  • Benefício Composição Familiar: para jovens e adultos de até 21 anos incompletos, que estejam estudando e cheguem a concluir pelo menos um nível de escolarização;
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: para as famílias que, mesmo com os outros auxílios, não consigam sair da situação de extrema pobreza. Nesse não há limite de membros na família;
  • Auxílio Esporte Escolar: para estudantes entre 12 e 17 anos que se destaquem em competições esportivas escolares oficiais que sejam reconhecidas pelo governo.
  • Bolsa de Iniciação Científica Júnior: para estudantes que se destaquem em competições acadêmicas e científicas e recebam Auxílio Brasil. São 12 parcelas mensais e também não há limite de membros na família;
  • Auxílio Criança Cidadã: para famílias que tenham criança de zero a 48 meses incompletos e precisem pagar por creches particulares sem convênio com o governo. É preciso comprovar não possuir renda;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural: para investimento na produção rural, contando também com capacitação técnica;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana: incentivo para o beneficiário conseguir um emprego formal.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade