Auxílio emergencial terá nova parcela neste ano; veja quem deve receber

Após Congresso Nacional barrar veto presidencial, auxílio emergencial pagará parcelas para um novo grupo de pessoas.

Apesar dos pagamentos do auxílio emergencial terem chegado ao fim, existem casos especiais que farão com que o governo repasse dinheiro para beneficiários. Veja quem deve receber a nova parcela do auxílio emergencial neste ano.

continua depois da publicidade

Esta não é a primeira vez que repasses retroativos serão feitos. Em dezembro de 2021, o governo federal teve que realizar pagamentos do auxílio emergencial para famílias que tiveram o benefício suspenso, masque depois comprovaram que tinham direito a receber o recurso.

Auxílio emergencial 2022: quem deve receber

Em 2022, cerca de 1,3 milhão de famílias serão beneficiadas pelo auxílio emergencial. No caso, receberão o dinheiro as que são compostas por pais solteiros. Na época da criação do benefício, o presidente Jair Bolsonaro havia barrado esse grupo de pessoas, permitindo somente que mães solteiras fossem atendidas.

No entanto, o Congresso Nacional conseguiu rever o veto presidencial o que obrigou o executivo a rever a decisão. No dia 24 de dezembro de 2021, foi publicada a Medida Provisória 1.084 que aloca R$ 4,1 bilhões para repasses do auxílio emergencial.

continua depois da publicidade

Para identificar as pessoas que foram afetadas na época, o governo publicou a Portaria 731/2021. Nela estão as regras e procedimentos que serão feitos para determinar quem foi prejudicado. Os valores serão idênticos aos que foram pagos anteriormente.

Apesar da revisão ter sido feita, ainda não há previsão de liberação do calendário de pagamentos do auxílio emergencial. O governo se limitou que a divulgação ocorrerá em breve.

Como consultar o auxílio emergencial

Para consultar se você vai ou não receber o auxílio emergencial, siga a sequência abaixo:

continua depois da publicidade
  • Entre no site da Dataprev dedicado ao auxílio emergencial;
  • Informe os seus dados (número do CPF, o nome completo, o nome da mãe, data de nascimento);
  • Clique em “Entrar”;
  • Em seguida, uma nova página informará a situação.

O dinheiro do auxílio emergencial é pago por meio de contas sociais digitais, podendo ser movimentado, inicialmente, no aplicativo Caixa Tem.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade