Aposentadoria para MEI passa a ter novas regras; veja o que mudou

O Instituto Nacional do Seguro Social divulgou novas regras sobre aposentadoria para MEI. Saiba os detalhes.

Foi divulgada a Portaria nº 1.382, de 19 de novembro de 2021, onde o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove novas regras sobre aposentadoria para MEI (microempreendedores individuais), autônomos e domésticos.

continua depois da publicidade

As alterações podem impactar os trabalhadores de forma negativa, já que os pagamentos realizados em atraso podem ser desconsiderados.

Aposentadoria para MEI: quais as novas regras?

Segundo a portaria, os profissionais autônomos, MEI's ou trabalhadores domésticos que tiveram recolhimento da contribuição em atraso poderão ter esses valores desconsiderados pelo INSS, visto que apenas valerão as contribuições em atraso até a data da verificação do direito.

Ou seja, os pedidos de aposentadoria que estão em análise podem ser indeferidos caso os recolhimentos em atraso tenham sido realizados a partir de 13 de novembro de 2019.

continua depois da publicidade

Quitar as guias atrasadas pode ser uma saída para trabalhadores autônomos, MEIs e domésticos no processo de aposentadoria. Os recolhimentos realizados depois do prazo servirão para complementar o tempo trabalhado, mas não vão servir para a carência.

A recomendação é de que, antes de gerar a guia de recolhimento, o trabalhador reúna documentos que certifiquem que ele exerceu a atividade. E ainda assim, a depender do período, haverá cobrança de multa e juros.

Como se tornar um MEI?

A quantidade de Microempreendedores Individuais (MEIs) tem crescido nos últimos anos e houve um aumento considerável em 2020, no auge da pandemia de COVID-19. Para se tornar um MEI, o cidadão deverá preencher os requisitos:

continua depois da publicidade
  • Ganhar R$ 6.750 mensais ou até R$ 81 mil anuais;
  • Não deve ter outra empresa como titular ou sócio;
  • Possuir até um funcionário contratado;
  • Estar inserido em uma das funções descritas na Resolução CGSN 140/2018.

Caso você preencha esses requisitos informados, deverá seguir os seguintes passos para se formalizar:

  • Consulte o Portal de Serviços do Governo Federal;
  • Com o login de acesso, entre no Portal do Empreendedor;
  • Selecione a opção “Quero ser MEI”;
  • Em seguida, clicar em “Formalize-se”.

Além disso, os trabalhadores que queiram formalizar sua situação também podem procurar um posto do Sebrae mais próximo para dar entrada no cadastro.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade