Saiba como pedir as parcelas do seguro-desemprego em 2021

A demissão sem justa causa permite que o trabalhador requeira o seguro-desemprego. Essa solicitação é feita pela internet.

O seguro-desemprego é um benefício pago a trabalhadores demitidos sem justa causa, em períodos de três a cinco meses. A quantidade de parcelas e seus valores variam de acordo com o tempo trabalhado e salário recebido.

continua depois da publicidade

Nos últimos anos, muitas pessoas perderam seus empregos. Especialmente no período de pandemia. Isso fez com que esses trabalhadores recorressem à Previdência Social para obter o benefício enquanto procuram outra ocupação.

Contudo, há quem tenha deixado de receber o seguro-desemprego por não saber que tem direito a ele. Para receber os valores é preciso:

  • Ter trabalhado com vínculo empregatício pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);
  • Não receber nenhum outro benefício de prestação continuada (com exceção de auxílio-acidente, auxílio suplementar e abono de permanência em serviço).

Seguro-desemprego: como solicitar?

Quando o trabalhador é demitido, o empregador deve lhe entregar o Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego. A partir dele, a pessoa pode dar entrada na solicitação do benefício.

continua depois da publicidade

Existem duas formas de pedir os valores, sendo a primeira pelo Portal de Serviços do Governo Federal. É preciso:

  1. Acessar o site e fazer o login;
  2. Clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego”;
  3. Digitar o número do requerimento expedido;
  4. Acompanhar o pedido.

A outra forma é pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível em Android e iOS. Depois de fazer o download do app, o trabalhador deve entrar com seu login e senha do Gov.br.

Depois disso, poderá acessar o seguro-desemprego e fazer sua solicitação. Além disso, pela plataforma, outros serviços ao trabalhador são disponibilizados.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade